OPEP+ concorda em estender corte de produção de petróleo até o fim de julho

Ajuste tem contribuído para recuperação dos preços da commodity, após despencarem por conta da redução da demanda em meio à pandemia do coronavírus

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em reunião realizada neste sábado (06), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados – grupo conhecido como OPEP+ – confirmaram as expectativas do mercado e concordaram em estender o corte recorde de 9,7 milhões de barris por dia até o fim de julho, segundo agências de notícias internacionais.

Em abril, o encontro da organização com a decisão de corte de produção foi um dos catalisadores para a recuperação do petróleo, após os preços despencarem em março por conta da redução da demanda em meio à pandemia do coronavírus. Havia, contudo, a possibilidade de a redução da produção diminuir para 7,7 milhões de barris por dia já a partir do próximo mês.

De acordo com a Bloomberg, o acordo é uma vitória para Arábia Saudita e Rússia, que passaram uma semana persuadindo Iraque, Nigéria e outros países a cumprirem suas obrigações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O veículo ainda destacou que a OPEP+ adotou métodos mais rigorosos para garantir que os membros não quebrem suas promessas de produção, estabelecendo que, se um dos países não implementar 100% dos cortes de produção em maio e junho, terá que fazer reduções extras de julho a setembro para compensar.

Em comunicado oficial divulgado hoje, a Opep informou que o Iraque renovou seu compromisso com as decisões de ajustes na produção de petróleo adotadas em abril.

O porta-voz do Ministério do Petróleo do Iraque ressaltou, segundo comunicado da organização, que os esforços do país para ajustar sua produção de petróleo durante o mês de maio alcançaram um nível de conformidade razoável, como parte de seu compromisso com as decisões tomadas em reuniões realizadas em abril.

Continua depois da publicidade

E acrescentou que o principal fator que afeta o mercado de petróleo, a Covid-10, ainda está ativo.

O Segredo das Tesourarias: aprenda como lucrar da mesma forma que os bancos em um curso gratuito do analista e matemático Su Chong Wei