Odontoprev (ODPV3): XP inicia cobertura com recomendação neutra devido potencial limitado de alta

Preço-alvo é de R$ 11,90 por ação para o final de 2024.

Felipe Moreira

Publicidade

A XP Investimentos iniciou a cobertura da ação da Odontoprev (ODPV3) com recomendação neutra e preço-alvo de R$ 11,90 por ação para o final de 2024.

A empresa é líder absoluta em um mercado onde o tamanho importa, e analistas esperam algum crescimento adicional, mesmo que lento.

Segundo relatório, os planos odontológicos tendem a ter dinâmicas diferentes quando comparados aos planos de saúde.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nos planos odontológicos, à medida que uma determinada parcela da carteira amadurece, a sua sinistralidade (DLR, na sigla em inglês) se estabiliza em decorrência de uma baixa inflação de custos combinada com aumentos de preços igualmente baixos.

“Portanto, há um claro ganho de escala, e a Odontoprev é a empresa com maior escala, dado que lidera o mercado com 8,5M de beneficiários de planos odontológicos (ou 26% do mercado brasileiro). Por fim, vemos espaço para a empresa buscar maior crescimento a partir da (i) maior penetração em planos de saúde e (ii) consolidação da parcela fragmentada do mercado”, explicam analistas.

O time de análise da XP considera a capacidade da Odontoprev de transformar os lucros em fluxo de caixa ao acionista (FCFE) como uma peça importante da tese.

Continua depois da publicidade

Além disso, o retorno sobre patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) está bem acima do custo de capital, dado o perfil asset-light da empresa. “No entanto, o crescimento é um problema, mesmo considerando algum potencial que vemos decorrente de (i) um aumento de penetração e (ii) consolidação de mercado.

Nosso preço-alvo calculado através de um modelo de Fluxo de Caixa Descontado do FCFE para o final do ano de 2024, que combinado com um dividend yield (dividendo sobre o preço da ação) estimado de 6,2% para 2024, resulta em um retorno esperado total de 6,8%”, comenta a XP, em relatório.