O que o crescimento da Shopee do Brasil no 3T24 indica para o Mercado Livre?

Analistas do BBI veem baixo grau de sobreposição e estão positivos com as ações do Mercado Livre

Equipe InfoMoney

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A Sea Ltd superou as estimativas de receita do terceiro trimestre de 2024 (3T24), nesta terça-feira, depois que seu negócio de comércio eletrônico Shopee tornou-se lucrativo, fazendo com que suas ações saltassem no pós-balanço.

Conforme aponta o Bradesco BBI, os dados de desempenho da Shopee Brasil oferecem algumas leituras cruzadas úteis para o Mercado Livre (BDR: MELI34) no Brasil. Cabe ressaltar que as ações do Mercado Livre na Nasdaq despencaram após o 3T24, uma vez que o balanço foi afetado por custos de crédito e logística, que ofuscaram uma expansão na receita.

O banco aponta alguns destaques positivos para a Shopee Brasil. No 3T24, a Shopee Brasil atingiu lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) ajustado positivo pela primeira vez. Isso segue sua primeira margem de contribuição positiva no 2T24, mostrando um progresso bom na lucratividade e efetivo nesta unidade de negócios nos trimestres mais recentes.

Os únicos dados quantitativos fornecidos para a Shopee Brasil no 3T24 são um aumento anual de cerca de 40% em compradores ativos mensais. Em comparação, o Mercado Livre relatou um crescimento de 21% ano a ano em compradores ativos únicos na região da América Latina. “A diferença nas taxas de crescimento reflete os diferentes níveis de maturidade das duas empresas”, avalia o BBI.

O banco destaca que a Shopee anunciou recentemente que vendeu 1 bilhão de produtos de vendedores brasileiros por meio de sua plataforma 3P (marketplace) no Brasil de janeiro a outubro, em comparação com os 1,25 bilhão de itens enviados pelo Mercado Livre em toda a região da América Latina no 3T24 até o momento. “Isso indica, em última análise, que existe uma sobreposição mínima nos perfis de transação; os números também mostram que a Shopee tem um tíquete médio consideravelmente menor”, avalia o BBI.

Para o banco, apesar do progresso da Shopee no Brasil, a visão sobre o Mercado Livre segue inalterada, visto que, em sua estimativa, o MELI continua somando mais GMV (volume bruto de mercadorias) nominal, sugerindo assim uma consolidação de participação de mercado de forma cada vez mais estrutural.

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Além disso, o perfil de transações da Shopee continua significativamente menor do que o do Mercado Livre, dados volumes de transações semelhantes para a Shopee Brasil (cerca de 1 bilhão) versus MELI LatAm (cerca de 1,25 bilhão). No entanto, com GMV significativamente menor, de acordo com suas estimativas (Shopee Brasil cerca de R$ 15 bilhões-20 bilhões versus MELI Brasil de por volta de R$ 105 bilhões em 2023 – de acordo com estimativas do BBI e Euromonitor).

“Por fim, acreditamos que tanto o MELI quanto a Shopee são atualmente os principais participantes que estão liderando com sucesso a transição das compras offline para as online, sem limitar diretamente o potencial de mercado/crescimento uma da outra, e isso se deve em grande parte aos diferentes tamanhos e categorias de tíquetes”, avalia o banco. O BBI tem recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra) para MELI, com preço-alvo de US$ 2.550.