O gráfico que todos os investidores estarão de olho na tarde desta quarta-feira

"Gráfico de Pontos" irá revelar qual será o ritmo de aumento de juros pelo BC dos EUA

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – A “super-quarta” finalmente chegou. Às 15h00 (horário de Brasília), o mercado saberá a decisão de política monetária do Fed, mas por mais irônico que isso possa ser, os investidores não querem saber do resultado do encontro, cujo aumento de 25 pontos-base já está precificado, mas sim estarão de olho no “Gráfico de Pontos”.

Em suma, esse gráfico revela as projeções do Fomc (Federal Open Market Committee) para o futuro da taxa de juros nos próximos encontros, ou seja, quantas altas são esperadas. Atualmente, 16 membros do comitê opinam (16 “bolinhas amarelas”). Dentre eles, 6 esperam 3 altas para este ano, em linha com a expectativa do mercado, enquanto 4 projetam mais de 3 altas e outros 6 esperam menos de 3 altas:

grafico_de_pontos
Fonte: Terminal Bloomberg

Continua depois da publicidade

Como podemos observar, há uma clara indefinição dos membros do Fed e por isso essa reunião será muito importante, pois espera-se uma mudança de opinião: “devemos observar se teremos mais membros esperando mais de 3 altas de juros ou mudança na mediana (linha verde)”, explica o diretor de câmbio da Wagner Investimentos, José Faria Júnior.

Se houver uma mudança para mais de 3 altas ao longo deste ano, o mercado tende a reagir negativamente, já que espera-se uma alteração na postura dovish (mais inclinada para medidas de estímulos monetários) do Fed, mostrando preocupação com relação à evolução da inflação e o surperaquecimento da economia. Além disso, vale ficar de olho no primeiro discurso pós-reunião sob a tutela de Jerome Powell. Por enquanto, o mercado mantém a aposta no gradualismo pregado por sua antecessora, Janet Yellen.

Quer aproveitar toda essa volatilidade do mercado que será gerada e ainda pagar a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear