Em mercados

Parlamento do Reino Unido rejeita possibilidade de Brexit sem acordo

Com este resultado, nesta quinta-feira, o Parlamento votará a possibilidade de solicitar uma prorrogação do "Artigo 50"

Brexit
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O parlamento do Reino Unido rejeitou, por 321 votos contra 278, a possibilidade do chamado "Brexit duro", ou seja, sem acordo.

Uma saída sem acordo significaria que o Reino Unido abruptamente deixaria de ser um membro da UE durante a noite em 29 de março. Isso significa que não haveria um período de transição de 21 meses para que a situação fosse ajustada e acordos fossem feitos, jogando os britânicos sob as regras de comércio da OMC.

Em pronunciamento, a primeira-ministra Theresa May disse que a votação de hoje não muda o problema fundamental. "Se os deputados querem excluir [Brexit] sem acordo, eles devem votar em um acordo", afirmou ela se comprometendo a votar a extensão do "Artigo 50".

Do outro lado, o líder da oposição, Jeremy Corbyn, disse que a premiê precisa trabalhar junto com os parlamentares se quiser encontrar um acordo.

Com este resultado, nesta quinta-feira (14), o Parlamento votará a possibilidade de solicitar uma prorrogação do "Artigo 50", que define as regras e o prazo de 29 de março, para a saída do Reino Unido da União Europeia. Ontem, os deputados rejeitaram o acordo de Theresa May para deixar a UE pela segunda vez após uma votação inicial em janeiro.

Para uma extensão do "Artigo 50" é preciso aprovação da UE, mas integrantes do bloco europeu estão mostrando sinais crescentes de exasperação com o Reino Unido sobre sua posição caótica e confusa no Brexit, alertando que não renegociarão o acordo em oferta.

O negociador-chefe do Brexit, Michel Barnier, disse antes da votação desta quarta-feira que apenas o Reino Unido pode quebrar o impasse.

O governo do Reino Unido tem lutado durante dois anos para encontrar um consenso entre os parlamentares sobre que tipo de Brexit o país deveria buscar, e quão próximo o Reino Unido relação futura deve ser com a UE.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

 

Contato