Em mercados

Inflação acelera para 0,32% em janeiro e fica abaixo do esperado pelo mercado

Para 2019, a meta de inflação é de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos

inflação calculadora
(reprodução)

SÃO PAULO - A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acelerou de 0,15% em dezembro para 0,32% em janeiro e alcançou 3,78% no acumulado nos últimos 12 meses.

O resultado vem abaixo da expectativa mediana da pesquisa feita pela Bloomberg, que projetava alta de 0,37% ante dezembro e uma variação anual de 3,82%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, alimentação e bebidas aceleraram de 0,44% em dezembro para 0,90% em janeiro. A segunda maior alta ficou com o grupo despesas pessoais, com alta de 0,61%. Juntos, os dois grupos responderam por cerca de 90% do IPCA do mês. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Para 2019, a meta de inflação fixada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) é de 4,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Proteja seus investimentos dos efeitos da inflação no longo prazo! Abra uma conta na XP e tenha assessoria especializada e GRATUITA! 

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange 10 regiões metropolitanas, além dos municípios de Aracaju, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Rio Branco e São Luís. 

 

 

Contato