Em mercados

Nasdaq quer listar contratos futuros de Bitcoin mesmo após moeda digital desabar

A bolsa pretende liberar a negociação desses contratos já no primeiro trimestre de 2019, de acordo com uma fonte

Bitcoin
(Shutterstock)

(Bloomberg) -- A Nasdaq está tocando em frente o plano de listar contratos futuros de Bitcoin, apostando que o interesse pela moeda digital se sustentará apesar do tombo dramático da cotação ao longo do último ano. A informação foi passada por duas pessoas a par do plano.

Antes de lançar os contratos, a operadora da bolsa eletrônica de Nova York vem tratando de preocupações apresentadas pela principal agência reguladora de swaps dos EUA, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

O interesse da Nasdaq por futuros de Bitcoin foi noticiado no ano passado. A bolsa pretende liberar a negociação desses contratos já no primeiro trimestre de 2019, de acordo com uma das fontes.

O mundo financeiro teve uma paixão relâmpago pelos futuros de Bitcoin, mas grandes corretoras de derivativos não se encantaram. CME Group e Cboe Global Markets usaram um processo acelerado de autocertificação para lançar esses contratos em dezembro passado, no auge do entusiasmo por moedas digitais.

Havia esperança de que os futuros de Bitcoin inaugurariam uma era de investimento institucional nesses ativos. No entanto, o volume negociado tem sido modesto e o valor da moeda digital despencou de US$ 20.000 para menos de US$ 4.000.

Após a listagem dos contratos por CME e Cboe, a CFTC anunciou um processo de revisão aprimorado para bolsas com planos de listar derivativos de moedas digitais.

Em janeiro, a presidente da Nasdaq, Adena Friedman, informou que a instituição estudava uma forma de distinguir seus produtos dos contratos já oferecidos pela concorrência.

De acordo com a fonte, os futuros da Nasdaq serão baseados no preço da Bitcoin à vista em diversas bolsas, que serão compilados pela VanEck Associates. A CME usa preços de quatro mercados e a Cboe de apenas um.

Paralelamente, a VanEck busca aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para um fundo negociado em bolsa (exchange-traded fund ou ETF) baseado em moeda digital.

Invista em Bitcoin com segurança, taxa ZERO e atendimento 24 horas: abra uma conta na XDEX - é de graça!

A Nasdaq não é a única que pretende lançar derivativos de Bitcoin. A Intercontinental Exchange, dona da Bolsa de Nova York, anunciou na semana passada que lançará contratos desse tipo em 24 de janeiro.

Representantes da Nasdaq se recusaram a comentar. Representantes da VanEck e da CFTC não retornaram solicitações de comentário pela reportagem.

 

Contato