Em mercados

Boa parte dos membros do Fomc acredita que QE3 deve terminar ainda em 2013

Comitê do Federal Reserve se mostrou preocupado em como os investidores estão recebendo as notícias sobre o programa e como essas projeções estão sendo transmitidas por Bernanke

Federal Reserve - EUA
(Larry Downing/Reuters)

SÃO PAULO - Quase metade dos 19 membros do Federal Reserve acredita que o programa de estímulos à economia norte-americana, o QE3, deve terminar até o final deste ano. Na ata da última reunião do Fomc publicada nesta quarta-feira (10), outros membros também afirmaram que o plano de compra de títulos, ainda será necessário em 2014, enquanto poucos pediram o fim do QE3 imediatamente.

A ata segue o que foi dito por Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve, após a reunião do grupo em 19 de junho. Para o chairman, o programa deve ser encerrado quando as economia atingir a meta de taxas de 6,5% para o desemprego e de 2,5% para a inflação. No discurso, ele já havia afirmado que existe a possibilidade de que o QE3 seja encerrado ainda este ano.

Os membros do Fomc se mostraram preocupados com a reação dos mercados em relação às medidas do Fed, que têm comprado US$ 85 milhões por mês em títulos. "Alguns acreditam que um período prolongado de baixas taxas de juros iria incentivar os investidores a tomar crédito e iria distorcer alguns preços de ativos", diz a ata.

O documento também mostra preocupação por parte do membros do Fed em relação à como as informações têm sido transmitidas para os investidores. A ata indica que os integrantes da reunião deram ordens para que Bernanke expresse como o Fed está preparado para encerrar o programa de compra de títulos ao final de 2013.

"Ao final da discussão, a maioria dos participantes pensava que o presidente deve descrever um caminho provável para a compra de ativos nos próximos trimestres... Deixando claro que as decisões ainda dependem das futuras avaliações do Comitê" diz a ata. Bernanke deve dar mais detalhes sobre as intenções do Fed ainda nesta quarta em discurso a ser realizado às 17h10 (horário de Brasília), em Boston.

 

Contato