Em mercados

Em sessão pré-feriado, Ibovespa vai contra mercado externo e abre em alta

Situação econômica na Espanha e dados dos EUA chamam atenção; por aqui, resultados de Ambev e Brasil Foods estão no foco

SÃO PAULO - O Ibovespa vai na contramão do pessimismo internacional e inicia o pregão regular desta segunda-feira (30) com valorização de 0,12%, aos 61.765 pontos. Por aqui, o dia promete ser morno por conta do feriado do Dia do Trabalho na terça-feira.

No ambiente internacional, os investidores repercutem o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) da Espanha no primeiro trimestre de 2012, o qual indicou que o país voltou à recessão. Segundo dados preliminares do INE (Instituto Nacional de Estatística), a economia espanhola encolheu 0,3% entre janeiro e março, após um retrocesso, também de 0,3%, no último trimestre de 2011.

Nos EUA, um relatório do Departamento de Comércio mostrou que a renda da população norte-americana subiu 0,4% em março, e o indicador que mede os gastos aumentou 0,3%. Enquanto o primeiro veio acima do esperado (de +0,2%), o segundo frustrou os analistas, que esperavam alta de 0,5%. Os agentes aguardam ainda números sobre o desempenho da atividade industrial na região de Chicago, que saem às 10h45 (horário de Brasília). 

Cenário nacional
Por aqui, o único indicador da agenda econômica é o Boletim Focus, que mostrou que a mediana das estimativas para o patamar da taxa Selic em maio seguiu em 9%. Por outro lado, as projeções para o comportamento da inflação oficial e para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2012 e 2013 foram elevadas pelo mercado. 

No front corporativo, os investidores estão atentos às companhias que divulgaram balanços corporativos entre a noite de sexta e a manhã desta segunda-feira. Do lado negativo, os papéis da Brasil Foods (BRFS3) recuam 3,35%, valendo R$ 34,64, após a empresa reportar queda de 60% no lucro líquido do primeiro trimestre.  Apesar de apontar aumento do lucro líquido nos primeiros três meses do ano, as ações da Ambev (AMBV4) também caem 1,04%, cotadas a R$ 80,90. 

 

Contato