Em mercados

Bolsa de Hong Kong sobe 2,38% com dados melhores de China e Europa

Principais destaques positivos do pregão chinês ficaram por conta de petrolíferas e financeiras na primeira sessão de 2012

SÃO PAULO - Em mais um dia sem pregão tanto em Xangai como em Tóquio, os principais índices de ações na Ásia mostraram forte alta nesta terça-feira (3), impulsionados por financeiras e produtoras de commodities. O destaque ficou com o benchmark Hang Seng, que segue as negociações em Hong Kong, avançando 2,38%, aos 18.873 pontos.

Investidores se mostraram mais propensos a ativos de maior risco na volta das festas de fim de ano, influenciados pelo PMI (Purchasing Managers’ Index) oficial da China, que terminou o último mês de 2011 em 50,3 pontos, indicando ligeira expansão na atividade industrial do país. Na Zona do Euro, um indicador semelhante registrou contração, aos 46,9 pontos, mas melhor que os dados do mês anterior.

Em 2011 o índice de Hong Kong havia encerrado o primeiro ano desde 2008 em declínio, mas agora o radar fica focado na abertura dos Estados Unidos, que voltam nesta data às negociações, para a primeira sessão de 2012.

Matérias-primas e financeiras
A bolsa chinesa se mostrou influenciada pelos testes de mísseis feitos pelo Irã, que trouxeram os preços do petróleo para um forte avanço. Desta forma, as atenções dos investidores se voltam ao Oriente Médio, com temores de que o Estreito de Ormuz, pelo qual aproximadamente 40% da commodity é transportada, seja fechado.

Com isso, as ações da PetroChina, por exemplo, subiram 4,45%, enquanto as da Sinopec ganharam 5,02%. A Cnooc (+4,12%) também apresentou ganhos, na expectativa em torno de maiores receitas com a venda de óleo mais caro. O valor do barril de petróleo tipo WTI, negociado na Nymex, chegou a ultrapassar os US$ 100 durante a jornada.

Já entre as financeiras, os destaques ficaram com os papéis do Industrial and Commercial Bank of China (+3,04%), da China Life Insurance (+3,96%) e do Bank of China (+2,45%), que começaram o ano de 2012 no campo positivo.

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 Hang Seng +2,38 18.873 -0,88 +2,38

 

Contato