Em mercados

S&P segue Moody's e coloca rating dos EUA sob revisão negativa

Ação implica "uma chance em duas de que rebaixemos o rating de longo prazo nos próximos 90 dias", afirmou nota da agência

SÃO PAULO -  A agência de classificação de risco Standard & Poor's colocou o rating AAA dos EUA sob revisão para um possível rebaixamento da nota na noite da última quinta-feira (14), frente às dificuldades para um acordo político no congresso do país a respeito do teto para a dívida pública.

A ação sinalizaria a preocupação da agência sobre o resultado das conversas, uma vez que a atual dinâmica dos debates entre o governo e a oposição do partido republicano implica "uma chance em duas de que rebaixemos o rating de longo prazo nos próximos 90 dias", afirmou nota da S&P.

Novo alerta
Ademais, representa mais um passo da agência sobre o tema. Em abril deste ano, a perspectiva para a nota de longo prazo já havia sido cortada de estável para negativa.

Na última quarta-feira, a agência de classificação de risco Moody's também colocou o rating dos Estados Unidos sob revisão negativa, também por conta das dificuldades em se obter avanços na discussão sobre a dívida e a política fiscal.

Briga
"A despeito de meses de negociações, os dois lados continuam a disputar questões sobre fundamentos da política fiscal", criticou a S&P. "Consequentemente, nós acreditamos que há um risco crescente de um impasse político significativo", concluiu a agência.

Todavia, os analistas de crédito da S&P ainda acreditam que os congressistas chegarão a um acordo ao final de julho para evitar este cenário.

Por outro lado, alertam que uma contração fiscal repentina e não planejada - em caso de uma ação do tesouro do país para evitar o calote, mesmo sem a elevação do teto da dívida - traria efeitos negativos para a confiança de consumidores e do mercado, prejudicando o crescimento da atividade econômica.

Confira as notas das principais agências:

S&P Moody´s Fitch Grau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo

  

 

Contato