Em mercados

Nova PTAX: entenda o que mudou na metodologia do Banco Central

Nova taxa será calculada através de quatro pesquisas da autoridade monetária frente aos dealers autorizados

SÃO PAULO – Apesar de anunciada em setembro de 2010 e monitorada desde janeiro de 2011, a nova PTAX só começa a ser utilizada no lugar da antiga nessa sexta-feira (1), quando o Banco Central utilizará sua nova metodologia pela primeira vez de maneira oficial. 

A nova PTAX, afirma a autoridade monetária, corresponderá com maior fidelidade ao mercado de câmbio brasileiro, dando mais transparência ao mesmo. 

Assim sendo, o BC aposenta a média ponderada das transações interbancárias à vista – a antiga metodologia – para começar a utilizar de quatro pesquisas diárias com todos seus dealers de câmbio autorizados, atualmente 14. 

Pesquisas do Banco Central
Essas pesquisas ocorrerão então de forma eletrônica e automática, em todos os dias úteis. A autoridade monetária perguntará em quaisquer dois minutos entre às 10h00 (horário de Brasília) 10h10 para a primeira, 11h00 às 11h10 para a segunda, 12h00 às 12h10 para a terceira e 13h00 às 13h10 para a última. 

Após a pergunta, cada dealer deverá responder uma cotação de compra e venda para uma transação envolvendo o real no mercado interbancário. O BC então exclui as duas mais altas e as duas mais baixas, calculando a média com as demais e divulgando logo após. Por fim, a taxa diária é calculada com a média de todas as pesquisas.

 

Contato