Nos Estados Unidos, SEC investiga Tesla (TSLA34) por possível construção de casa para Elon Musk

A investigação quer entender os benefícios pessoais pagos a Elon Musk, quanto a Tesla gastou no projeto e para que servia

Equipe InfoMoney

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Promotores da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) estão investigando a Tesla (TSLA34)  pelo uso de recursos da empresa em um projeto secreto que vinha sendo descrito internamente como uma casa para o CEO da empresa, Elon Musk.

A investigação quer entender os benefícios pessoais pagos a Elon Musk, quanto a Tesla gastou no projeto e para que servia.

Polêmicas do bilionário

Não é somente neste imbróglio que está envolvido o CEO da empresa.

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Mus, pediu a um tribunal de recursos do Estado da Flórida que derrube a ordem de um juiz que afirmou que ele pode ser interrogado em um processo de homicídio culposo envolvendo um acidente em alta velocidade de um dos sedãs Modelo S da fabricante de veículos elétricos.

A contestação legal da Tesla no Tribunal de Apelação do 4º Distrito afirma que Musk, como líder corporativo, deveria ser protegido de esforços “perturbadores e onerosos” dos advogados dos autores da ação contra ele.

Musk não é parte na ação judicial ou na apelação, apresentada na sexta-feira em West Palm Beach.

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Mas as declarações dele estão em questão no caso, depois que ele se comunicou com a família logo após a morte do motorista de 18 anos. A família de um passageiro que também morreu no acidente obteve uma ordem judicial em julho que lhes permitiu questionar Musk por até 60 minutos sobre certos comentários que ele supostamente fez sobre a tecnologia da Tesla relacionada ao acidente.

Musk e um representante da Tesla não responderam imediatamente a pedidos de comentários nesta quarta-feira.

O motorista estava a 187 km/h em uma curva com limite de 40 km/h quando perdeu o controle de seu carro e bateu em duas paredes de concreto, de acordo com os registros do tribunal.

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Os pais do motorista disseram que um técnico da Tesla, sem o conhecimento deles, desativou um “limitador” de velocidade no sedã que proibia o carro de passar de 136 km/h.

A Tesla negou as alegações nos processos estaduais e federais e sustentou que a operação “imprudente” do veículo pelo motorista causou o acidente “com ou sem um limitador de velocidade”

Os advogados da Tesla disseram que Musk não se lembra de ter dito nada além de oferecer suas condolências à família do motorista.

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Mas o pai do motorista, como parte de seu depoimento, lembrou-se de Musk dizendo “talvez não devêssemos ter removido o limitador” e também que a Tesla “terá que analisar e revisar” suas políticas.

Ainda em destaque, uma juíza federal da Califórnia deu aval para o prosseguimento de uma ação que acusa a plataforma X, antes conhecida como Twitter, de demitir desproporcionalmente trabalhadores mais velhos quando Musk adquiriu a empresa no ano passado.

A juíza distrital Susan Illston disse na terça-feira que o autor da ação coletiva proposta, John Zeman, forneceu evidências suficientes de que as demissões em massa tiveram maior impacto sobre os funcionários mais velhos para o prosseguimento do caso.

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A rede social X não respondeu a um pedido de comentário. O processo é um dos vários que a plataforma enfrenta, decorrentes da decisão de Musk de demitir cerca de metade da força de trabalho do Twitter desde novembro do ano passado.

Fonte: Dow Jones Newswires e Reuters