No “exílio” fiscal, Depardieu vira cidadão honorário de vila belga e festeja

O ator, que abriu mão de sua cidadania francesa em protesto, realizou uma festa para mais de 200 convidados

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – No último sábado (24), o ator Gerard Depardieu, 64, foi declarado cidadão honorário do vilarejo onde mora na Bélgica desde dezembro de 2012. Após a cerimônia, realizada no castelo de Estaimbourg, no município de Estaimpuis, ele comemorou realizando uma festa para mais de 200 pessoas em sua residência.

Além do título de cidadão honorário, o prefeito da cidade, Daniel Senesael, presentou o ator com uma medalha, um cinto de couro e uma pintura do castelo onde a cerimônia ocorreu. Senesael ainda afirmou estar agradecido por Depardieu escolher o vilarejo como sua nova residência. Depardieu escolheu ir morar na Bélgica para fugir dos altos impostos franceses – que podem chegar a 75% de sua renda anual. 

Já a festa organizada pelo ator, ocorreu em sua casa do século 19, que possui 5 quartos, onde os mais de 200 convidados, incluindo vizinhos, foram recebidos com filé mignon e leitões fornecidos pelo açougueiro local.

Continua depois da publicidade

Aumento de impostos
Depardieu abriu mão de sua cidadania francesa em dezembro do último ano como forma de protesto à lei aprovada pelo presidente Francois Hollande que faz com que as pessoas que ganhem mais de US$ 1,32 milhão paguem 75% de impostos sobre sua renda anual. O ator afirmou se sentir injustiçado e decidiu se mudar para a Bélgica.

Na época, o primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault descreveu a atitude de Depardieu como patética e um ato apatriota, e ainda rebateu que o ator estaria sendo ingrato com o país, já que muitos de seus filmes foram financiados com dinheiro público. Em resposta, Depardieu disse que a atitude do próprio governo que é patética e ajuda a destruir a meritocracia no país.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.