Um búlgaro na Amazônia

O que separa ficção de realidade neste belo romance de Ilko Minev? A pergunta acompanha o leitor em todas as páginas do livro Na Sombra do Mundo Perdido

Equipe InfoMoney

Publicidade

por prof. Jacques Marcovitch (USP)

O que separa ficção de realidade neste belo romance de Ilko Minev? A pergunta acompanha o leitor em todas as páginas do livro Na Sombra do Mundo Perdido. Esta é a sua essência literária. Sem perder o tom de fabulação, a obra retrata os maus tratos de indígenas pelos colonizadores e o sofrimento de imigrantes europeus, ou migrantes nordestinos, diante de adversidades enfrentadas na Amazônia e cercanias.

O contexto da narrativa é a Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima, que se estende por um milhão e setecentos mil hectares, incluindo os municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã. Sua porção montanhosa culmina com o célebre monte Roraima, em cujo topo se encontra a tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela. Uma região, como se sabe, com demarcação contínua do território indígena, o que determinou a saída em massa de produtores rurais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A estória reúne duas famílias. Uma, veio da Bulgária e da Rússia; outra, dona da fazenda Santa Virginia, nas margens do rio Surumu. Ambas vivenciam esperanças, desencantos e sonhos dos pioneiros da Amazônia. São famílias que testemunham crueldades sofridas pelos índios. Famílias empenhadas, simultaneamente, em defender suas terras e produzir. Famílias cujos destinos se cruzam quando uma delas adota um filho que mais tarde se revela irmão gêmeo de outro, criado em sua tribo de origem. Este é o núcleo ficcional do enredo habilmente construído por Minev, no qual fantasia e concretude se mesclam para encantar os leitores.

A natureza exposta com grande perícia descritiva é farta de rios, lagos, praias, fauna e flora. O lago Caracaranã, por exemplo, tem extasiado sucessivas gerações de visitantes. Esta paisagem também hospeda muitas riquezas minerais, entre as quais ouro e diamantes. Por isso é uma área brutalmente maltratada por garimpeiros e aventureiros que contaminam suas águas, destroem o habitat natural e praticam violências em sua busca desenfreada por fortuna.

Neste largo cenário desenrola-se a trama que conduz o leitor ao encontro de um verdadeiro patrimônio da Amazônia real. A revitalização desta extraordinária e rica extensão territorial é uma responsabilidade das novas gerações. Tal obrigação exige pesquisa permanente de especificidades geomorfológicas, preservação do meio ambiente e das características culturais. A complexa realidade socioeconômica da Região Norte e seus habitantes impõe uma agenda sustentável, capaz de superar conflitos e criar oportunidades de vida significativa para as gerações presentes e vindouras.

Continua depois da publicidade

“Na sombra do mundo perdido” de Ilko Minev.
Editora Buzz, São Paulo, 2018