O combate ao câncer e o gengibre da Amazônia

Temos na Amazônia a oportunidade de negócios diferenciados, eticamente coerentes e economicamente atraentes.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Alfredo MR Lopes é jornalista e escritor

A família Moraes reuniu-se neste Domingo de Ramos para erguer as palmas da gratidão aos Céus pela saúde de seu patriarca, na Catedral de São Paulo, na semana em que iria acompanha-lo numa delicada cirurgia para extração de um tumor maligno no aparelho digestivo. Ao refazer os exames, realizados há pouco mais de dois meses, o oncologista se deparou com uma redução perturbadora. O edema havia regredido em aproximadamente 40%, com a utilização criteriosa de dosagens diárias do gengibre amargo da Amazônia,  (Zingiber zerumbet),  onde se encontra a Zerumbona, seu principal ativo.

Há 21 anos, o pesquisador Carlos Cleomir Pinheiro, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), detectou que o gengibre amargo possui forte ação no combate de vários tipos de células cancerígenas. Uma espécie semelhante encontrada nos trópicos da Ásia é usada na culinária. Na região. as ocorrências de câncer tem índices irrisórios. Na Amazônia, são conhecidas 2 variedades de gengibre, uma popularmente chamados de mangarataia, e o amargo é usado como planta ornamental. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Carlos Cleomir  é pesquisador amazonense, titular de Tecnologia e Inovação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA, com larga experiência em Farmacologia e Química de produtos naturais com ênfase em Fitoterápicos, Cosméticos e Alimentos. É um cientista prudente na avaliação dos resultados do gengibre amargo, já transformado em cápsulas pela empresa Biozer da Amazônia, em parceria com o Inpa, ora na expectativa de liberação, por parte da Anvisa, como alimento funcional.

O gengibre amargo não cura o câncer, mas já está comprovado que inibe sua proliferação. Assim ocorreu  com centenas de pacientes, todos catalogados e acompanhados rigorosamente, com exames de sangue de marcadores tumorais, especialmente as ocorrências de pele, próstata, mama, estômago, cólon e fígado, sem os efeitos perversos da químio e radioterapia. Ele estimou e acertou a redução apontada.

A cura do câncer é o maior desafio da Ciência, pesadelo de milhões de famílias pelo mundo afora e negócio bilionário da indústria da saúde. Pesquisas já chegaram perto deste enigma, ou decifraram sua cura e, como a gripe ou o diabetes, são estratosféricas as cifras do tratamento medicamentoso. Para um país, como o Brasil, que gasta menos de US$ 500/por paciente/ano, 10% do que gasta a Noruega – com taxa de 35% de desvio das finalidades – dá para compreender o porquê 60% das 60 mil brasileiras diagnosticadas com câncer de mama vão a óbito, de acordo com as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer. As pesquisas sobre cura tiveram corte drástico em 2017, algo em torno de 80%.c

Continua depois da publicidade

Por que o desenvolvimento de drogas do câncer é um grande negócio apenas para os megalaboratórios e qual a razão dos embaraços para as descobertas do Inpa, como o gengibre amargo, onde os estudos clínicos demonstram que, usado criteriosamente no inicio da manifestação do câncer, a doença não progride? Como viabilizar as descobertas da BioNorte, uma rede amazônica com a 500 biotecnólogos, com o mapa da mina nas mãos, ou avançar as pesquisas da Unicamp, concluídas e comprovadas  em laboratório, para tratamento de câncer, com o uso da copaíba?

O portal alibaba.com, de suprimentos, indiferente à nova legislação de acesso à biodiversidade do Brasil – mais focada na compulsão fiscal mais do que no incentivo empreendedor – borbulha de negócios com as espécies amazônicas, exportadas praticamente em natura e vendidas depois como produtos miraculosos na dermocosmética, farmacopeia e alimentação funcional. Na liturgia da indústria farmacêutica, uma droga que inibe, reduz ou equaciona um carcinoma sem efeitos colaterais, simplesmente não é um negócio lucrativo, como o Avastin – patenteada pela Genentech/Roche, que custa aos pacientes US$80.000/ano, sem garantia de cura. 

Apenas um em cada 10.000 compostos estudados por pesquisadores consegue espaço prateleiras de medicamentos aprovados. Temos na Amazônia a oportunidade de negócios diferenciados, eticamente coerentes e economicamente atraentes, ou seja, transformar ativos genéticos como a  Zerumbona – com duas décadas de comprovação, incluindo pacientes que já passaram por todos os tratamentos quimioterápicos – em oportunidades de cura e novos negócios.

Para a família Moraes, Carlos Cleomir é uma benção, o gengibre amargo é um tesouro e a Páscoa, decididamente, significa passagem para uma nova vida e ganhos de prosperidade regional.