BC baixa juros mais que se imaginava e dá sinal de que pode continuar cortando forte proximamente

Com a taxa básica agora em 13%, espera-se que os juros nos bancos também caiam e ajudem a reanimar a economia. O BC agiu de olho na atividade econômica.

José Marcio Mendonça

Publicidade

Pode-se dizer que o Banco Central surpreendeu totalmente analistas, mercado e até o governo ontem – e duas vezes. Praticamente todo mundo torcia para que o Copom desse uma paulada forte na Selic, mas ninguém esperava que viesse o que veio – um corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, para 13%, e ainda mais com a indicação, no comunicado pós-reunião, de que deve manter o ritmo acelerado nos próximos meses. Há especialistas já falando em até um ponto de corte em fevereiro.

O presidente Michel Temer naturalmente manifestou sua satisfação. E deve comemorar mais ainda no discurso que fará hoje no litoral de São Paulo, num evento midiático do qual participará para inaugurar uma escola pública em homenagem a um de seus irmãos. Inicialmente recuso em Brasília, o “novo Temer” não recusa mais convite para se expor em público, porém em situações com algum controle.

É o que se esperava para animar a “plateia” e fazer com que empresários e consumidores saiam da toca e passem a comprar mais, a demandar mais crédito e a investir mais acentuadamente. A questão agora é saber em que nível e em que ritmo a baixa proporcionada pelo BC vai chegar à ponta final nos bancos e no próprio comércio para quem procura/precisa crédito. Espera-se que com isso e mais as providências de médio prazo anunciadas pela equipe de Ilan Goldfagn no fim do ano passado, os juros no Brasil tomem um rumo mais civilizado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a “Folha de S. Paulo” alguns bancos, entre eles o Banco do Brasil, o Bradesco e o Santander, já manifestaram ontem sua disposição de reduzir os juros de algumas linhas de crédito, sem, porém, especificar, quanto, quando e quais.

“O atual cenário, com processo de desinflação mais disseminado e atividade econômica aquém do esperado já torna apropriada a antecipação do ciclo de distensão da política monetária, permitindo o estabelecimento de novo ritmo de flexibilização” – escreveu o Copom. Pela manhã, o IBGE já havia dado um mote para a distensão: a inflação de 2016 ficou em 6,24%, abaixo das previsões do Ministério da Fazenda, do próprio BC e dos especialistas, que esperavam algo em torno de 6,5%.

O ACORDO DO RIO E A

Continua depois da publicidade

SEGURANÇA JURÍDICA

O acordo do governo federal com o Rio de Janeiro está avançando, mas não na velocidade desejada por ambos os lados, a ponto de ser apresentado hoje ao presidente Michel Temer e em seguida anunciado oficialmente. Ficou para a próxima semana, segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para dar segurança jurídica tanto à União quanto ao governo estadual. O acordo fluminense servirá de modelo para outros acertos estaduais. De acordo com o “Valor Econômico”, outros nove estados se encontram em situação tão precária quanto Rio, Minas e Rio Grande do Sul.

E segurança jurídica é, de fato, o nó da questão desses acordos, pois, pelo que está sendo acertado com o Rio deve incluir itens passíveis de contestação judicial fácil. E o caso, por exemplo, da disposição de permitir o corte da jornada de trabalho, com o consequente corte proporcional nos salários dos servidores públicos. Foi sobre essas questões que Meirelles conversou com a presidente do Supremo Tribunal Federal. Carmem Lúcia, contudo, só poderá dar um aval informal a esse tipo de mudança. Já sinalizou sua boa vontade, mas marcou para o dia 1º de fevereiro uma reunião do plenário do STF para definir-se sobre o acordo em geral.

O acordo inclui rolagem da dívida estadual, com carência de três anos, e também novos empréstimos ao estado. O ministro da Fazenda está organizando um consórcio para liberar esses recursos, que seria liderado pelo Banco do Brasil e contaria também com a participação de bancos privados. É preciso assegurar a validade jurídica das garantias oferecidas. Está presente ainda a decisão da própria Carmem Lúcia de liberar o bloqueio de receitas do Rio por não pagamento de compromissos com a União.

Outros destaques

dos jornais do dia

– “Petrobras vai investir 35% a mais que em 2016” (Globo)

– “Temer estuda leiloar Santos Dumont e Congonhas” (Folha)

– “Estrangeiro poderá ter 100% do capital de empresa aérea” (Valor)

– “Ministro do Planejamento prepara ‘ressurreição’ do PAC” (Valor)

– “Banco do Brasil vai liderar consórcio para socorrer o Rio” (Folha)

– “Acordo entre União e Rio envolve R$ 50 bi até 2020” (Globo)

–  “Juíza barra também reajuste de ônibus intermunicipal em São Paulo” (Estado)

– “Para ministro, advogado de facção precisa ser monitorado” (Folha)

– “Rota da cocaína peruana atrai facções criminosas à Amazônia” (Folha)

– “FDN cria rede de fornecedores colombianos e peruanos de cocaína” (Valor)

– “Lula defende eleição presidencial em 2017 e diz que se necessário será candidato” (Folha/Estado)

– “Tucanos decidem reagir a elo entre Alckmin e o PSB” (Folha)

– “Justiça bloqueia R$ 4 milhões do ministro Blairo Maggi” (Globo)

– “Desembargador manda bloquear bens de Eduardo Azeredo” (Estado)

– “Justiça afasta seis dos oito vice-presidentes dos Correios” (Correio Braziliense)

– “Tribunal libera uso de denúncia anônima em investigações” (Estado)

LEITURAS SUGERIDAS

1. Editorial – “Bilhete demagógico” (diz que decisões sobre tarifa de ônibus e metrô em São Paulo expõem equívocos de Dória e Alckmin, assim como excessos do judiciário) – Folha

2. Zeina Latif – “Transição política, ação do BC e ajuste fiscal mudaram expectativas” (diz que o ganho de credibilidade do BC e do governo na área fiscal faz diferença, pois inibe aumento preventivo de preços e repasses de pressões de custo ao consumidor) – Folha

3. Míriam Leitão – “Decisão acertada” (diz que BC tomou decisão ousada, mas correta, pois a economia está mais fraca do que se imaginava) – Globo

4. Cida Damasco – “Há juros … e juros” (diz que para as pequenas e, mais ainda, para o cidadão a impressão é de que a decisão do Copom passa longe de seus interesses) – Estado

5. Editorial – “Inflação cai, mas falta o ajuste” (diz que o  desarranjo das contas públicas tem sido a causa principal da desordem inflacionária) – Estado