Construção civil: o pior já passou?

Nos últimos três meses houve uma melhora nos negócios.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Colunista convidada: Ana Maria Castelo, pesquisadora da FGV/Ibre

A sondagem da FGV/IBRE realizada em agosto mostrou que o índice de confiança da construção(ICST) alcançou seu melhor resultado desde julho do ano passado. Pode não parecer muito, se for considerado que naquele período o indicador já havia caído 15 pontos na comparação com dezembro de 2014.

No entanto, há vários aspectos na pesquisa realizada com os empresários da construção que merecem destaque e que sinalizam melhora na percepção empresarial em relação ao cenário setorial.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde março os empresários da construção começaram a sinalizar um pessimismo menor, mas a percepção em relação à situação corrente dos negócios se mantinha em queda.

Os indicadores de atividade mostram que até junho as demissões realizadas pelas empresas superaram largamente as contratações. A demanda por materiais de construção – cimento, aço, produtos cerâmicos, etc – também refletiu a atividade em contração.

A sondagem de agosto mostrou que não são mais apenas as expectativas que estão contribuindo para o aumento da confiança. Nos últimos três meses houve uma melhora nos negócios que começou a repercutir no Indicador de Situação Atual (ISA) das empresas. O ISA ainda não recuperou a queda observada desde fevereiro, mas já registra um movimento de alta mais consistente.

Continua depois da publicidade

Outros indicadores da sondagem, como o de intenção de contratar mão de obra, que já subiu mais de oito pontos percentuais desde dezembro, confirmam a mudança na percepção em relação ao ambiente dos negócios.

Vale destacar também a alta da confiança observada no segmento de Preparação do Terreno, considerada uma atividade antecedente dentro do setor da construção. Em julho e agosto, o ICST das empresas de Preparação do Terreno subiu 6,3 e 5,6 pontos, respectivamente.