A tecnologia a serviço e contra o Fisco

Teme-se que a tecnologia determine o fato virtual, uma ficção a determinar quanto o contribuinte vai desembolsar para os cofres públicos

Equipe InfoMoney

Publicidade

Colunista convidado: Fernando Zilveti, professor livre-docente de tributação de finanças da FGV

A questão da tecnologia preocupa os agentes de política fiscal há muito tempo. Diversos países formulam a tributação levando em conta os avanços tecnológicos. Há, inclusive, quem sustente que a tecnologia levada ao extremo pode distorcer o Sistema Tributário, de modo que  o tributo não leve mais em conta o fato econômico para arrecadar. Nesse sentido, teme-se que a tecnologia determine o fato virtual, uma ficção a determinar quanto o contribuinte vai desembolsar para os cofres públicos.

Em função da tecnologia, por outro lado, a OCDE – Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico, considerou o comércio eletrônico como de grande preocupação para o combate ao fenômeno da erosão de bases tributárias e translação do lucro. Esse problema global foi denominado pela sigla em inglês BEPS – Base Erosion and Profit Shifting. Diversos países membros da OCDE e outros convidados, como o Brasil, estão empenhados em combater a ineficiência de instrumentos tributários para captar a riqueza desenvolvida no comércio eletrônico.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A força-tarefa da OCDE-BEPS sobre o comércio eletrônico concluiu, recentemente, que não há uma economia digital separada de modo que não se justifica uma tributação especial para esse fenômeno. O que se discutiu, afinal, foi apenas atentar para a atribuição do lucro sobre estabelecimentos permanentes e melhores técnicas de apuração do preço de transferência, ambas medidas afetas aos impostos diretos. 

Sobre os impostos indiretos sobre o consumo, a OCDE-BEPS reconhece o desafio de desenhar um sistema tributário eficiente para evitar que o comércio eletrônico escape da tributação. Por outro lado, reconhece-se que mecanismos práticos como retenção na fonte, conhecidos no Brasil, como substituição tributária, são problemáticos para o mercado, e regressivos para o contribuinte.

Curioso observar a preocupação da força-tarefa da OCDE-BEPS em relação a mecanismos como a substituição tributária enquanto, no Brasil, o Fisco lança mão desses mecanismos indiscriminadamente, com o uso da tecnologia, sem observar os efeitos distorcivos para a economia como um todo, além de prejudicar o contribuinte de baixa renda com a regressividade. 

Continua depois da publicidade

A nota-fiscal eletrônica, além de outros mecanismos de compliance, culminam por determinar o imposto a pagar pelo substituto tributário desprezando os efeitos do mercado na ponta do consumo, ou seja, o preço efetivo do comércio. Existe uma clara perda na margem de lucro do varejo pela substituição tributária.

No exercício da resistência ao poder de tributar, por outro lado, o contribuinte desenvolve a tecnologia. Enquanto os institutos supranacionais se debruçam  sobre o comércio eletrônicos e seus efeitos para a tributação, o contribuinte investe na tecnologia para combater o excesso fiscal, como no caso dos drones. Esse meio de transporte não tripulado promete conturbar ainda mais a difícil relação do varejo com as autoridades fiscais, especialmente nos EUA. 

O uso dessa tecnologia foi anunciado após a Suprema Corte americana ter se recusado a rever decisão de tribunal inferior que permitiu o estado de tributar o comércio eletrônico fazendo uso de ficções jurídicas. Como a fatia do comércio eletrônico cresce constantemente no bolo do varejo, o legislador deverá ser bastante criativo para alcançar essa riqueza, sem ameaçar o Sistema Tributário federal e os direitos do contribuinte.