Mundo pode lucrar US$ 78 tri com troca de carvão por fontes renováveis, diz FMI

Há discordâncias entre negociadores sobre como abandonar o carvão.

Estadão Conteúdo

Publicidade

A principal preocupação em substituir carvão por fontes renováveis é o preço, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI). Em relatório publicado nesta quarta-feira, porém, o FMI estima que tal transição poderia pagar a si mesma e garantir rendimento líquido global de quase US$ 78 trilhões até o fim deste século.

Há discordâncias entre negociadores sobre como abandonar o carvão. Parte se dá pela oposição às taxas sobre carbono e, agora, mesmo países que poderiam deixar o combustível estão revertendo o progresso em meio aos preços crescentes de energia com a guerra da Rússia na Ucrânia, diz o FMI.

O Fundo destaca que os benefícios de deixar o carvão são evitar os prejuízos pela mudança climática e à saúde da população.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O valor foi calculado com a estimativa de redução de emissões de gases de efeito estufa com a redução de carvão e aplicação do preço sobre tais volumes.

“Nossa pesquisa mostra que o fim do uso de carvão não deve ser visto como muito caro, pois oferece benefícios econômicos com a redução das emissões de carbono, como evitar danos físicos à infraestrutura causados pelas mudanças climáticas”, dizem os autores. “Os investimentos em energia renovável também apoiam o crescimento econômico e oferecem benefícios adicionais decorrentes da inovação.”

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.