Mobius diz que tendência de alta do mercado da China está apenas começando

O investidor norte-americano de 78 anos, que investe em mercados emergentes há mais de quatro décadas, está intensificando sua aposta na China após prever há quatro meses que as ações do país iam subir.

Bloomberg

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente do Conselho da Templeton Emerging Markets Group e tido como o “guru dos emergentes”, Mark Mobius, afirmou que a tendência  altista (em inglês, bull market) das ações negociadas na China está apenas começando e sinalizou que está usando as maiores oscilações de preços em cinco anos para impulsionar as holdings.

“Estamos comprando mais na China, porque nós pensamos que este é o início de uma temporada altista de longo prazo”, explicou Mobius, que administra mais de US$ 40 bilhões.

O investidor norte-americano de 78 anos, que investe em mercados emergentes há mais de quatro décadas, está intensificando sua aposta na China após prever há quatro meses que as ações do país iam subir, em meio a avaliações baixas e os esforços do governo para impulsionar indústrias dominadas pelo Estado. 

Continua depois da publicidade

Desde junho de 2013, quando atingiu seu menor nível em quatro anos, o índice Xangai Composto disparou 51%. Mesmo sendo um crescimento expressivo, ainda é bem menor que a alta de 122% vista em 1990. 

O índice acionário chinês registrou rali durante o mês passado à medida que o banco central reduziu as taxas de juros inesperadamente  e os investidores do continente abriram novas contas de banco no ritmo mais rápido em cinco anos. 

No mês passado, o índice Xangai Composto registrou alta de 19%, alcançando o segundo maior ganho entre as 93 bolsas acompanhadas pela Bloomberg em todo o mundo. 

Continua depois da publicidade

Além disso, Mobius afirmou que está comprando ações chinesas de vários segmentos, incluindo das empresas relacionadas ao petróleo, na expectativa de que os preços da commodity se recupere. da mínima em cinco anos. Os papéis da Petrochina, a maior empresa de energia do país, subiu 21% no acumulado do mês passado.