Publicidade
Os contratos de minidólar (WDOF26), com vencimento em janeiro, encerraram a última sessão (08/12) em leve baixa de 0,16%, cotados a 5.457,5 pontos. O dólar teve um pregão de leve correção após a forte disparada da sexta-feira, chegando a operar abaixo de R$ 5,40, mas sem força para ajustes maiores devido ao “risco Flávio Bolsonaro”. A sinalização de que o senador poderia desistir da pré-candidatura reduz parte da tensão, mas o cenário político segue como principal fonte de volatilidade.
No exterior, o mercado mantém foco total na Super Quarta, com expectativa de corte de juros pelo Fed e manutenção da Selic pelo Copom. O diferencial de juros continua ajudando a limitar a alta do dólar, mas o ambiente doméstico segue dominante para o câmbio. Para os traders, o dia foi de ajustes moderados, atenção redobrada ao fluxo e sensibilidade elevada ao noticiário político.
Leia mais: Dólar Hoje: Confira a cotação e fechamento diário do dólar comercial
Análise do gráfico de 15 minutos
No gráfico de 15 minutos, observo que o minidólar encerrou o dia com leve desvalorização, negociando entre as médias móveis de 9 e 21 períodos. Para que o ativo retome o fluxo comprador, será essencial romper a resistência em 5.472,5/5.488,5 pontos, o que poderia abrir espaço para novas altas em 5.515,5/5.531 e 5.549,5/5.560,5 pontos.
Por outro lado, caso o preço rompa o suporte em 5.444/5.417,5 pontos, o movimento de baixa tende a se intensificar, levando o ativo a buscar 5.400/5.383,5 pontos e, em extensão, 5.362/5.334,5 pontos.
No gráfico diário, o movimento foi de leve baixa, com o candle do tipo spinning top, uma formação que indica a indefiniçãodo mercado, refletindo a briga entre comprados e vendidos. O ativo ainda sustenta um viés neutro no curto prazo, operando próximo das médias móveis. Para que o dólar retome o fluxo de alta, será necessário romper a região de 5.514,5/5.549,5 pontos, o que poderia levá-lo a 5.614/5.631,5 pontos.
Continua depois da publicidade
Já para retomar o movimento de baixa, o ativo precisaria romper o suporte em 5.414/5.360, com alvo em 5.318,5/5.278 pontos. O IFR (14) encerrou em 57,08, permanecendo em zona neutra.

Saiba mais:
- Do papel milimetrado à IA: a evolução técnica do trader Flávio Lemos
- De um grupo com 10 mulheres a uma comunidade com mais de 600 traders
- A técnica por trás da consistência: como a trader estrutura seus indicadores
Dólar futuro (WDOF26): Gráfico de 60 minutos
No gráfico de 60 minutos, o minidólar apresentou leve correção, mas ainda permanece acima das médias móveis de 9 e 21 períodos, o que mantém o viés técnico levemente positivo.
Continua depois da publicidade
Para dar continuidade ao movimento de alta, o ativo precisará superar a região de resistência em 5.495/5.515,5 pontos, o que abriria espaço para testar 5.549,5/5.560,5 pontos, e posteriormente 5.580/5.614 pontos.
Caso a pressão vendedora prevaleça e o preço rompa o suporte em 5.444/5.414 pontos, o fluxo vendedor tende a se intensificar, levando o ativo a testar 5.400/5.380 pontos, com alvos mais longos projetados em 5.360/5.347 pontos.

(Rodrigo Paz é analista técnico)
Continua depois da publicidade
Guias de análise técnica:
- O que são pontos de suporte e resistência?
- O que são médias móveis e como usá-las para estratégia de Trade
- Bandas de Bollinger: como usar e interpretar?
- IFR: O que é o índice de força relativa?
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o InfoMoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.

