Minério de ferro dispara na China com esperanças de estímulo e temores de interrupção da oferta

Uma possível interrupção no fornecimento também preocupa, embora alguns analistas tenham minimizado esse impacto.

Equipe InfoMoney

Mina de ferro da Vale em Minas Gerais (Photo by Giles Barnard/Construction Photography/Avalon/Getty Images)

Publicidade

Os contratos futuros do minério de ferro de Dalian e Cingapura atingiram seu nível mais alto em duas semanas nesta quinta-feira (1), uma vez que o sentimento melhorou com as perspectivas das políticas de estímulo chinesas para reativar a economia, dados de atividade industrial melhores do que o esperado e maiores preocupações com interrupções na oferta.

Dados fracos de manufatura aumentaram as expectativas de apoio para a indústria, disseram analistas do banco de investimentos ANZ em nota matinal.

O índice oficial de gerentes de compras (PMI) da manufatura divulgado na quarta-feira havia caído para 48,8, o menor nível em cinco meses, contribuindo para uma ampla fraqueza no mercado de metais ferrosos naquele dia.

Continua depois da publicidade

No entanto, o PMI global Caixin/S&P subiu para 50,9 em maio, de 49,5 em abril, acima da marca de 50 pontos que separa crescimento de contração, mostraram dados na quinta-feira. A leitura superou as expectativas de 49,5 em uma pesquisa da Reuters.

Uma possível interrupção no fornecimento também preocupa, embora alguns analistas tenham minimizado esse impacto.

O grupo sul-africano de logística de carga Transnet suspendeu as operações em sua principal linha ferroviária de minério de ferro devido ao roubo de cabos, informou a empresa em comunicado na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O minério de ferro mais negociado em setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 5,77%, a 743 iuanes (US$ 107,49) a tonelada, a maior alta desde 18 de maio.

O minério de ferro de referência de junho na Bolsa de Cingapura subiu 3,38%, para US$ 104,65 a tonelada, a maior alta desde 19 de maio.

“Não achamos que terá um grande impacto no mercado, já que a suspensão temporária do transporte provavelmente afetará apenas o ritmo dos embarques, sem reduzir muito os volumes gerais de embarque”, disse Cheng Peng, analista da Sinosteel Futures em Pequim.

Continua depois da publicidade

Os demais ingredientes siderúrgicos – carvão metalúrgico e coque subiram 3,58% e 2,87%, respectivamente.

Os preços mais altos das matérias-primas também sustentaram os preços do aço. O vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 2,84%, para 3.546 iuanes por tonelada, a bobina laminada a quente teve alta de 3,1% e o aço inoxidável subiu 2,31%.

(com Reuters)