Memória: Kléber Hollinger foi essencial para o crescimento da XP Investimentos

Luiz Kléber Hollinger da Silva, o "Klebinho", teve participação fundamental na criação da empresa que é hoje uma das maiores instituições financeiras do País; "O Klebinho é o nosso verdadeiro sócio fundador", diz Guilherme Benchimol, presidente da XP

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Faleceu no Rio de Janeiro na madrugada de quarta para quinta-feira (20) Luiz Kléber Hollinger da Silva, antigo dono da Americainvest, a corretora que “deu origem” à XP Investimentos. “Klebinho”, como era conhecido no mercado, sofria de leucemia desde o ano passado.

Participante do mercado financeiro desde os anos 70, Klebinho vendeu em 2007 a Americainvest Corretora para a XP Investimentos, tornando-se sócio da empresa. Foi após essa aquisição que a XP deixou de ser uma distribuidora de investimentos e transformou-se em uma corretora. 

O presidente da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, disse que Klebinho confiava tanto na empresa que sempre concedeu as garantias financeiras para que ela pudesse dar os primeiros passos como instituição financeira – atualmente, a XP é uma das maiores instituições financeiras do Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Nunca me esquecerei, do dia em que fomos assinar nosso contrato de compra da corretora, e ele me disse que não iria ler nem uma virgula do contrato porque confiava na gente. Eu estava preparado para 2 ou 3 dias de negociações, e ele apenas entrou na sala, rubricou tudo, assinou, e falou ‘Gui, tá contigo, vou para Paris'”, disse Benchimol. “De verdade mesmo, o Klebinho é o nosso verdadeiro sócio-fundador”, complementou.

Uma unanimidade em todas as áreas do mercado
Os relatos de quem conviveu com Klebinho mostram que humildade, simplicidade e “feeling” de mercado foram características marcantes de sua personalidade. O jornalista Geraldo Samor, fundador do Brazil Journal, escreveu em seu site hoje que conheceu Klebinho quase 20 anos atrás e aprendeu com ele “mais do que aprenderia em toda uma vida não fosse por ele”. Samor conta que Luiz Kleber operava na bolsa apenas com “o estômago e a experiência”, nunca tendo utilizado os sofisticados terminais de investimentos.

O blogueiro da InfoMoney e CEO da Valor Gestora de Recursos, William Castro Alves, conheceu Klebinho em 2009, quando fazia parte da equipe de análise da XP Investimentos: “Klebinho tinha uma coisa que não era comum naquele tempo na XP: experiência. Esse é um ativo intangível de elevado valor no mercado”.

Continua depois da publicidade

A foto abaixo, retirada da conta do Instagram de Klebinho, mostra ele correndo no Leblon no dia 20 de dezembro de 2015 e com a legenda “Xô Leuce!” em referência à doença que ele enfrentou no seu último ano de vida.

Klebinho Americainvest

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers