Meirelles afirma que auxílio do BC dos Emirados Árabes restringe dimensão da crise

Após problemas do Dubai World, autoridade garantiu a liquidez do sistema financeiro da região e dos bancos de Dubai

Livia Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, a decisão do Banco Central dos Emirados Árabes Unidos em auxiliar os bancos de Dubai é uma forma positiva de diminuir os efeitos da crise.

“A decisão do BC dos Emirados Árabes Unidos de dar linha de liquidez restringe a dimensão da crise”, comentou Meirelles junto a jornalistas, durante um evento realizado nesta segunda-feira (30) em São Paulo.

Apesar de elogiar esta medida após os problemas do fundo de investimento Dubai World, Meirelles afirmou que ela não exclui as “perdas no sistema financeiro internacional”. Contudo, o fluxo de recursos para o Brasil não deve sofrer neste momento, pois o País “tem componentes sólidos e vai se manter”.

Continua depois da publicidade

Crise em Dubai

O Banco Central dos Emirados Árabes Unidos deixou claro, no último domingo, que vai garantir a liquidez do sistema financeiro da região, incluindo os bancos de Dubai.

O sistema bancário do emirado árabe foi abalado pela solicitação do fundo de investimento gerido pelo governo, Dubai World, de postergação da dívida de US$ 59 bilhões, anunciada na última quarta-feira (25).