McDia feliz: ações do McDonald’s atingem máxima do ano com promessas de executivo

Companhia apresentou fraco resultado na segunda-feira, mas mercado gostou da fala do CFO da empresa, que disse que irá focar em venda de produtos essenciais como Big Mac e batatas fritas

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após divulgar na última segunda-feira (10) uma queda maior que a esperada em suas vendas globais em fevereiro, o McDonald’s viu suas ações subirem 3,76%, atingindo US$ 98,78 – sua máxima em 2014 -, e liderarem os ganhos do Dow Jones nesta terça-feira, após uma apresentação de seu CFO, Pete Bensen.

Segundo o executivo, a companhia quer estabilizar suas operações nos EUA, já que este foi o quarto mês seguido de queda nas vendas de mesmas lojas. Além disso, ele afirmou que a empresa irá focar mais suas vendas em itens do menu considerados essenciais, como o Big Mac, batatas fritas e nuggets. Bensen disse que haverá “uma publicidade que melhor se conecta com os clientes e impulsiona as visitas às lojas”.

Por fim, ele acrescentou que estabilização também é a palavra-chave em dois dos maiores mercados do McDonald’s: Alemanha e Japão, onde a empresa também está vendo queda nos níveis de clientes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resultados ruins
Segundo a companhia, a queda nas vendas se deve à uma maior concorrência, além das más condições climáticas nos Estados Unidos nos últimos meses. A maior rede de restaurantes do mundo em receita disse que as vendas globais em restaurantes abertos há pelo menos 13 meses caíram 0,3% em fevereiro.

Pete Bensen, afirmou na véspera que as vendas comparáveis globais inalteradas até agora no ano “vão pressionar as margens” no primeiro trimestre de 2014. O McDonald’s registrou quase dois anos de vendas turbulentas em restaurantes estabelecidos nos EUA, em meio a um fraco crescimento econômico, aumento da concorrência e decisões internas que complicaram seus menus e retardaram seu serviço.

Nos EUA, as vendas nos mesmos restaurantes caíram 1,4%, num resultado pior que a queda de 0,6% estimada por analistas. Na Europa, que superou os Estados Unidos como maior mercado em receita para a empresa, as vendas nos mesmos restaurantes subiram 0,6% no mês passado. As vendas caíram 2,6% na região de Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África (APMEA). Já as vendas na Grã-Bretanha e França lideraram o caminho na Europa, enquanto o fraco resultado no Japão pesou nas vendas da Ásia.

Continua depois da publicidade

Queda também no Brasil
A Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s do mundo, viu o lucro operacional no Brasil cair 2,5% em 2013, a US$ 188,4 milhões, impactado pela variação cambial no período. Quando desconsiderado o efeito da variação do real, o lucro operacional no país subiu 8%, menor taxa de crescimento entre todas as regiões onde a companhia atua.

A empresa abriu 81 lojas do McDonald’s no país em 2013, encerrando o ano com 812 pontos. Segundo a Arcos Dorados, a adição ajudou a elevar as receitas brasileiras em 2,5%, a 1,842 bilhão de dólares – 45,7% do total vendido pela rede no ano. Apesar da expansão, o crescimento na receita brasileira também foi inferior ao avanço de 6,2% registrado pela empresa globalmente.

Excluído o impacto das moedas, o faturamento cresceu 13,3% no Brasil e 16,7% em todos os países da América Latina e Caribe onde a companhia opera. A Arcos Dorados, que não informa o lucro líquido obtido por região, viu o resultado da última linha do balanço cair pela metade em 2013, a US$ 53,9 milhões, ante US$ 114,3 milhões em 2012. Em comunicado, a empresa atribuiu o resultado a perdas cambiais e maiores despesas com juros decorrentes da reestruturação de sua dívida.

Continua depois da publicidade

Para 2014, a companhia prevê abrir menos lojas. A expectativa é de 90 restaurantes adicionais, ante 130 em 2013, quando o total de pontos chegou a 2.062 unidades. O número não considera o número de quiosques de sobremesas e McCafés. Em 2013, foram abertos 317 quiosques e 20 McCafés, elevando o total operado por cada um desses modelos para 2.259 e 348 pontos, respectivamente.

Com Reuters

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.