Mais uma petrolífera na bolsa? Karoon entra com pedido de IPO na CVM

Empresa detém cinco blocos na Bacia de Santos e recentemente adquiriu participação em outros dois da Petrobras

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – A Karoon Petróleo e Gás, subsidiária da australiana Karoon Gas, entrou com pedido de análise de oferta de primária de ações ordinárias na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Depois da Repsol e da HRT, esta é a terceira empresa do setor de petróleo e gás que entra com pedido de abertura de capital na autarquia em menos de dois meses.

Conforme as informações da minuta do prospecto preliminar, o IPO (Initial Public Offering) será realizado no Brasil, com esforços de colocação no exterior. O coordenador líder da oferta será o banco Morgan Stanley.

“A Karoon Gas Australia pretende reter uma fatia de aproximadamente 70% a 75% na Karoon Brasil”, informou a empresa australiana, em comunicado. “Se a listagem for adiante, espera-se que ela aconteça no último trimestre deste ano, sujeita às condições do mercado e à finalização dos processos de registro na CVM e de listagem da BM&F Bovespa”.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a Karoon
A Karoon é uma empresa independente de exploração de petróleo e gás, controlada pela Karoon Gas Australia, cuja atuação é concentrada na América do Sul. A companhia possui 100% de participação e é a operadora em cinco blocos exploratórios na Bacia de Santos, localizados em profundidades de 100 a 500 metros.

No final de agosto deste ano, a empresa firmou um acordo com a Petrobras, de forma a adquirir participação de 20% em outros dois blocos da Bacia de Santos, operados pela estatal.