Maior gestora do mundo vendeu 20 milhões de ações de holding da Vale em 1 pregão

A movimentação está relacionada com a mudança na carteira do MSCI (Morgan Stanley Capital International), que excluiu as ações da holding da Vale, em decisão já antecipada na metade do mês passado

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A Bradespar (BRAP4), holding com exposição aos papéis da mineradora Vale (VALE3; VALE5), informou o mercado, nesta quarta-feira (3), que a BlackRock reduziu participação sobre as ações da companhia. De acordo com o comunicado, divulgado no sistema da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a maior gestora de fundos do mundo passou a deter, na última sexta (29), 3.282.642 ações preferenciais da Bradespar, o equivalente a 1,45% do total dos ativos PN da companhia negociados na Bovespa.

A movimentação está relacionada com a mudança na carteira do MSCI (Morgan Stanley Capital International), que excluiu as ações da holding da Vale, em decisão já antecipada na metade do mês passado. Com a retirada confirmada, muitos fundos precisaram reduzir ou até desfazer posições sobre determinadas companhias, respeitando suas próprias metodologias.

Os objetivos da alienação acionária, comunicou a gestora americana, são estritamente de investimentos. A BlackRock não detém nenhuma debênture conversível em ações emitidas pela Bradespar. Segundo informações da BMF&Bovespa, até a última sexta, a gestora detinha 10,53% dos papéis BRAP4 disponíveis, o que corresponde a cerca de 23,3 milhões de ações. Desta forma, pode-se afirmar que foram vendidos cerca de 20 milhões de papéis preferenciais da Bradespar pela BlackRock durante o penúltimo pregão de maio.

Continua depois da publicidade

Às 16h29 (horário de Brasília), as ações da Bradespar caíam 2,82%, a R$ 11,73. No acumulado do ano, as perdas estão na casa dos 32%, contra ganhos de quase 7% do Ibovespa no mesmo período.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.