Lula ministro, rumor de Meirelles e Fed: o dia intenso do dólar resumido em 4 imagens

Moeda disparou logo após a confirmação de que Lula assumiria a Casa Civil, mas perdeu força e atingiu a mínima com o rumor de que Henrique Meirelles pode voltar ao BC

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A sessão desta quarta-feira (16) é definida por uma palavra: intensa. O dia amanheceu com a expectativa sobre o anúncio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro de Dilma Rousseff, o que já deixava os investidores tensos desde antes da abertura do mercado. Mas mais que a confirmação, outras novidades fazem os ativos ficarem muito voláteis neste pregão.

O mercado mais agitado nesta quarta parece realmente ser o dólar, que já vinha de altas sucessivas nesta semana com os rumores sobre Lula. Hoje, por volta das 11h30, a confirmação de que o ex-presidente irá assumir a Casa Civil levou a moeda norte-americana a disparar mais de 1%, atingindo sua máxima. Veja o movimento no gráfico abaixo:

Apesar da expectativa ser de que este seria o cenário para o dia de hoje, um novo rumor levou o mercado para o rumo oposto. Segundo alguns veículos de imprensa, Lula já teria convidado Henrique Meirelles para reassumir o Banco Central. Lembrando que mais cedo, o Valor afirmou que o atual presidente da autoridade monetária, Alexandre Tombini, já havia dito que sairia do BC caso o petista assumisse algum ministério.

Continua depois da publicidade

O nome de Meirelles fez com que o dólar futuro mudasse o rumo e perdesse força, atingindo sua mínima às 13h46 (horário de Brasília), cotado a R$ 3,788 na venda. Segundo o economista-chefe do home broker da Modalmais, Alvaro Bandeira, faz sentido o mercado reagir ao nome de Meirelles desta forma, mas é muito complicado cravar qualquer coisa neste momento, já que não temos nada oficial. “O mercado está muito volátil hoje, mas o nome de Meirelles pode trazer um alívio para o dólar”, afirmou.

Veja abaixo o movimento de alta e baixa do dólar futuro:

O movimento, porém, não parou por aí e a moeda seguiu perdendo força por volta das 15h, quando saiu a decisão do Federal Reserve de manter as taxas de juros nos Estados Unidos e ainda indicar que devemos ter menos altas do que era esperado. Com isso, o dólar virou para queda, chegando aos R$ 3,756. A reação não veio apenas no dólar, o bom humor também foi visto na Bolsa, que passou a operar em alta neste momento.

Continua depois da publicidade

Confira a virada do dólar após o Fed:

Veja agora o gráfico diário do dólar mostrando todos os eventos:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.