Lucro do Mercado Livre salta 245% no 2º trimestre e vai a US$ 55,9 mi, mas ações caem mais de 5%

No Brasil, principal mercado da empresa, a receita subiu 36,5%, para US$ 465,29 milhões - em reais a alta da receita foi de 87%

Rodrigo Tolotti

(Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – A companhia argentina de varejo digital Mercado Livre, anunciou na manhã desta segunda-feira (10) que encerrou o segundo trimestre com um lucro líquido de US$ 55,9 milhões, o que representa uma alta de 245% sobre o mesmo período de 2019.

Enquanto isso, a receita líquida avançou 61,1% em dólar na mesma base de comparação, chegando a US$ 878,37 milhões entre abril e junho. No Brasil, principal mercado da empresa, a receita subiu 36,5%, para US$ 465,29 milhões – em reais a alta da receita foi de 87%.

Os usuários únicos ativos no Mercado Livre cresceram 45%, atingindo 51,5 milhões, enquanto o volume bruto de mercadorias atingiu US$ 5 bilhões, um aumento de 48,5% em dólar. No segundo trimestre, a empresa disse que foram vendidos 178,5 milhões de itens, 101,4% a mais que um ano antes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A reação inicial do mercado ao balanço foi positiva, com as ações chegando a saltar 6% no pré-market da Nasdaq, nos Estados Unidos. Porém, após a abertura, o movimento foi oposto, com os papéis chegando a desabar mais de 7% durante a tarde. No fim, os ativos fecharam o dia a US$ 1.124,1, com perdas de 5,83%.

Vale destacar que a empresa argentina foi uma das grandes vencedoras do segundo trimestre na bolsa americana, com suas ações valorizando 101,8% entre abril e junho e ficando atrás apenas da Tesla – que saltou 106,1% – entre as 100 empresas que fazem parte do Nasdaq.

Seguindo a arrancada das ações, na última quinta-feira (6), o Mercado Livre ultrapassou a mineradora brasileira Vale (VALE3) e se tornou a companhia mais valiosa da América Latina, avaliada em US$ 60,6 bilhões, segundo dados da consultoria Economatica.

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira (11), Stelleo Tolda, diretor de operações do Mercado Livre, e Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, participarão de uma live no InfoMoney, como parte da série Por dentro dos resultados. Eles vão comentar os resultados do ano e responder dúvidas de quem estiver assistindo. Veja como participar.

Para os analistas Andrew Ruben, Fernando Donega e Alexandre Namioka, do Morgan Stanley, a companhia entregou um resultado forte, mesmo com as já altas projeções que haviam para o balanço.

Segundo eles, os números apresentados mostram que para os ganhos de e-commerce do Mercado Livre (e para o setor em geral) estão fortes, com aceleração em maio e junho mesmo em um cenário de crise econômica e volta da concorrência com a reabertura das lojas físicas.

Durante teleconferência com analistas, Pedro Arnt, diretor financeiro do Mercado Livre, destacou a estratégia logística da companhia durante a pandemia. No segundo trimestre, a Mercado Envios, unidade de logística do Mercado Pago, despachou 157,7 milhões de itens, alta de 124,2% em um ano.

“[No Brasil] Conseguimos diminuir nossa dependência dos Correios porque estamos incrementando nossa divisão Meli Logistics. A ideia é depender cada vez menos de grandes empresas de transporte e mais de pequenas transportadoras e dos serviços do tipo last-mile“, disse ele.

Em geral, a companhia superou as expectativas do mercado, registrando números melhores em receita e no lucro. Porém, houve quem apontou uma preocupação com a queda da margem líquida, que ficou em 48,6% no segundo trimestre, contra 50% um ano antes.

Durante a tarde, as companhias brasileiras do setor acompanharam no movimento negativo, mas no fim apenas o Magazine Luiza (MGLU3) registrou queda, de 4,34%, enquanto Via Varejo (VVAR3) e B2W (BTOW3) viraram para leve alta, sendo que elas também subiram forte nos últimos meses. As ações da Lojas Americanas (LAME4), controladora da B2W, tiveram queda de 1,48%.

Magazine Luiza divulga seu balanço dia 17 de agosto e Via Varejo apresenta seu resultado do segundo trimestre nesta quarta-feira (12), ambas após o fechamento do mercado. B2W e Lojas Americanas divulgam seus números na quinta-feira (13), também após o fechamento da B3.

Aprenda a fazer trades com potencial de ganho de R$ 50 a R$ 500 operando apenas 10 minutos por dia: inscreva-se gratuitamente na Semana dos Vencedores

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.