Líbia ajudará a atenuar crise no Egito com acordo de US$ 1,2 bi em petróleo

Segundo duas autoridades líbias, país vai embarcar petróleo para o vizinho a um crédito sem juros por um ano; primeira carga deve chegar em maio

Reuters

Publicidade

TRÍPOLI – A Líbia vai em breve começar a embarcar petróleo para o vizinho Egito com condições de crédito suaves, disseram duas autoridades líbias, no momento em que Cairo luta para pagar as importações de energia e evitar a falta de combustível.

Os oficiais disseram à Reuters que Trípoli supriria Cairo com 1,2 bilhão de dólares de petróleo a preços mundiais, mas a um crédito sem juros por um ano, e a primeira carga deve chegar no próximo mês.

O Egito tem patinado em uma crise econômica desde que o presidente Hosni Mubarak foi derrubado, há dois anos. A maioria das empresas internacionais reduziram a oferta de derivados de petróleo para o país temendo não-pagamentos, enquanto o governo tenta conter a subida dos custos de subsídio de energia que engole até 20 por cento de seu orçamento.

Continua depois da publicidade

A Líbia planeja embarcar de uma a duas cargas por mês para refino no Egito sob um acordo que envolve 12 milhões de barris de petróleo bruto por mais de 12 meses, disseram funcionários da indústria de petróleo.

As próprias autoridades líbias enfrentam uma luta diária para manter os serviços em execução e assumir o controle de um país repleto de armas roubadas do arsenal de Muammar Gaddafi, que foi deposto em 2011.

Mas o oficial disse que a Líbia não poderia fugir de ajudar um importante parceiro comercial. “Se você é um bom vizinho e algo está errado com o seu vizinho, você não vai se sentir confortável com você mesmo. É da natureza humana”, disse ele.