Leilão do trem intercidades SP-Campinas deve contar com proposta da CCR: veja o que esperar

Leilão do TIC Eixo Norte, que ligará as cidades de Campinas e São Paulo, está previsto para ocorrer na próxima quinta-feira (29)

Felipe Moreira

Publicidade

O leilão do trem intercidades, TIC Eixo Norte, que ligará as cidades de Campinas e São Paulo, está previsto para ocorrer na próxima quinta-feira (29) às 15h (horário de Brasília), e a CCR (CCRO3) deve estar entre os potenciais licitantes, assim como o Grupo Comporte.

Durante seu último dia do investidor, a CCR incluiu o projeto em seu pipeline de oportunidades, e a administração da companhia reconheceu que está atualmente avaliando o projeto. Além disso, notícias recentes indicam que a companhia é uma das empresas interessadas em licitar no projeto por meio de um consórcio.

Segundo cálculos do Goldman Sachs, o projeto implica em um potencial de criação de valor de cerca de 4% em relação à capitalização de mercado da CCR, então, por um lado, a criação de valor potencial parece ser limitada em comparação com o tamanho atual da CCR.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, o Goldman Sachs reconhece que as hipóteses sobre tráfego e margens podem acabar sendo mais altas do que as do governo, o que poderia levar a uma criação de valor mais forte. Segundo os analistas do banco, os participantes do mercado tendem a dar à administração o benefício da dúvida em relação à alocação de capital. Assim, dependendo do nível da oferta da CCR, isso poderia ser bem recebido pelo mercado (embora improvável de ter um grande impacto).

Já a XP Investimentos vê espaço para retornos positivos, com taxa interna de retorno (TIR) real desalavancada do governo de 9,2%. A instituição financeira ainda observa duas características principais do projeto: (1) os anos iniciais pressionaram o FCF (fluxo de caixa livre), principalmente pelo projeto greenfield; e (2) risco de receita altamente mitigado (96% das receitas são garantidas pelo governo).

Para a maioria dos investidores institucionais consultados pelo Bradesco BBI, a CCR não deve ganhar o leilão de 29 de fevereiro para a TIC Eixo Norte. De acordo com pesquisa, 59% dos entrevistados esperam que a CCR perca o leilão, com os detentores de ações e os não detentores tendo opinião semelhante (57% e 60%, respectivamente).

Continua depois da publicidade

Segundo destacado pela mídia recentemente, dois consórcios deverão concorrer ao projeto: 1) um com CCR, Alstom e investidores não divulgados; e 2) empresa chinesa CRRC e Grupo Comporte (controlada pela família Constantino, fundadora da Gol). Embora a CCR tenha dito que seu “novo lema é focar em rentabilidade e eficiência” e que mobilidade urbana e rodovias são os dois setores onde a empresa continuará a alocar capital, analistas esperam uma oferta disciplinada para este projeto, em linha com a estratégia de foco no retorno.

“A CCR não sofre pressões para prolongar a duração do seu portfólio, pois conquistou cinco novas concessões em 2021 (3 concessões de aeroportos, 1 rodovia com pedágio e 1 linha de metrô)”, destacam analistas do BBI.

Com relação ao foco na disciplina de capital, 68% dos participantes esperam uma TIR alavancada mínima de 11% (em termos reais) para que o preço das ações da CCR tenha uma reação positiva do mercado. O governo modelou esta concessão com um WACC ou retorno desalavancado de 9,2% (termos reais), e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) já aprovou um empréstimo de R$ 6,4 bilhões para financiar este projeto, o que sugere que uma TIR mínima de 11 % é factível.

Continua depois da publicidade

No entanto, segundo o BBI, a concorrência com o Grupo Comporte e a CRCC pode prejudicar esse retorno e a CCR pode preferir preservar o seu balanço para alocar capital em outros projetos com melhor equilíbrio risco-recompensa.

O Goldman Sachs mantém recomendação de compra para a CCR, pois a classifica com um player de alta qualidade em um ambiente de queda das taxas de juros, com uma atrativa taxa interna de retorno (TIR) real de aproximadamente 10,5%.

O Bradesco BBI também mantém classificação outperform (desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra) e preço- alvo para o final de 2024 de R$ 18,00.