Mais um fenômeno

La Niña pode afetar produção global de alimentos e elevar preços

Na América do Sul, as áreas agrícolas da Argentina podem se tornar mais áridas, com possibilidade de secas em partes do Brasil

(Bloomberg) – O sistema climático La Niña pode atrapalhar a produção global de alimentos, elevando os preços, à medida que secas e inundações em potencial trazem transtornos a um conjunto de commodities agrícolas importantes do Sudeste Asiático à América do Sul.

O fenômeno altamente antecipado foi oficialmente formado, disse o Centro de Previsão do Clima dos EUA na quinta-feira, após o último evento significativo de La Niña ocorrido em 2011.

Durante esse período, a turbulência na produção de commodities levou a um aumento acentuado dos preços mundiais dos alimentos, com o índice mundial de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação atingindo recorde em fevereiro de 2011, um aumento de 37% em relação ao final de 2009.

PUBLICIDADE

La Niña normalmente afeta uma ampla gama de commodities agrícolas, pois traz chuvas de inverno-primavera acima da média na Austrália, especialmente nas regiões leste, central e norte, bem como no sudeste da Ásia, com potencial de inundações.

Também pode secar o sul dos EUA durante o inverno, trazendo temperaturas mais amenas e tempestades ao norte. Na América do Sul, as áreas agrícolas da Argentina podem se tornar mais áridas, com possibilidade de secas em partes do Brasil.

“O fenômeno climático perturba a produção de uma ampla gama de produtos agrícolas, como soja, milho, colza, açúcar, café e borracha”, disse Alvin Tai, do Bloomberg Intelligence.

Trigo

O La Niña 2010-11 trouxe o período de dois anos mais úmido já registrado na Austrália, de acordo com escritório de meteorologia, e com ele uma forte safra de trigo do inverno de 2011-12. Nesta temporada, a safra pode subir 78% com relação ao ano anterior, para 27 milhões de toneladas.

“Uma primavera úmida dará suporte ao desenvolvimento de pastagens e enchimento de grãos para a safra de inverno”, disse o Rabobank em seu relatório de agronegócio de setembro. “No entanto, se as condições de chuva continuarem na colheita, isso pode reduzir sua qualidade.”

É improvável que o La Niña no final da temporada tenha qualquer impacto na colheita atual de inverno na Austrália. A colheita de grãos do país, incluindo trigo e cevada, deve começar dentro de algumas semanas.

PUBLICIDADE

O La Niña também pode exacerbar a aridez na Argentina, colocando em risco o que deveria ser uma safra recorde de trigo em um dos maiores exportadores do mundo.

Soja

Os produtores de soja nos Estados Unidos podem escapar dos danos, com as colheitas normalmente concluídas em novembro. A soja brasileira pode correr mais risco “se a seca e as altas temperaturas enfraquecerem as condições para o plantio, que se estende de meados de agosto a meados de dezembro”, disse Tai.

EUA, Brasil e Argentina respondem por cerca de 80% da produção de soja e safras menores podem elevar os preços, segundo Tai. Na temporada 2011-2012, a produção de soja do Brasil diminuiu 12%.

Palma

Chuvas adicionais no sudeste da Ásia podem impulsionar a produção de óleo de palma, enquanto a indústria também pode se beneficiar da menor produção do rival óleo de soja, disse Tai.

Já choveu mais no Sudeste Asiático, principalmente em Sabah e Kalimantan, desde junho, disse Ling Ah Hong, diretor da consultoria de plantação Ganling Sdn. O impacto do La Niña na colheita de palma dependeria de quão forte o fenômeno pode ser, disse Ling.

“Um La Niña fraco a moderado geralmente é benéfico para a produção de palma no ano seguinte”, disse ele. “No entanto, as fortes chuvas, se houver, podem causar interrupção imediata de curto prazo na colheita e na qualidade da safra.”

Café

Durante o último grande La Niña, os preços do arábica subiram até 127% entre 2010 e 2012, enquanto o robusta subiu até 105%.

O arábica é cultivado principalmente no Brasil, que pode ser atingido pela seca durante o La Niña.

PUBLICIDADE

O La Niña tende a causar chuvas adversas acima da média em muitas partes da Colômbia, e seus efeitos podem começar a aparecer de outubro a dezembro, disse Roberto Velez, presidente-executivo da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia.

Enquanto isso, pode beneficiar áreas que tradicionalmente recebem menos chuva, os dias mais escuros causados pelo excesso de nuvens reduzem a luminosidade necessária para que ocorra a floração, erodindo o potencial de rendimento geral.

O aumento da umidade também pode desencadear surtos de ferrugem do café, que ocorreram entre 2010-12, reduzindo a produção. No entanto, cerca de 80% das plantas do segundo maior produtor de arábica agora são resistentes à ferrugem, em comparação com uma porcentagem muito baixa durante o último La Niña, disse ele.

Ainda assim, a produção de café da Indonésia pode diminuir, já que a chuva causa queda ou apodrecimento das cerejas do café, especialmente se ocorrerem mais de 10 dias seguidos, disse Moelyono Soesilo, da Associação de Exportadores e Indústrias de Café da Indonésia.

Açúcar

A produção de açúcar da Austrália, Brasil e Tailândia pode ser afetada, disse Tai. Na Austrália, chuvas fortes no norte do país podem atrasar a colheita.

O esmagamento está quase a meio caminho andado nas regiões de cultivo da Austrália e “anos de La Niña podem trazer um fim úmido indesejado para a temporada de moagem doméstica”, disse Charles Clack, analista de commodities do Rabobank, no relatório de setembro.

Algodão

Para o algodão, as condições mais secas do que o normal no sul e oeste do Brasil e no norte da Argentina podem ter um impacto negativo nas plantações, enquanto mais chuva pode beneficiar a fibra australiana, de acordo com Donald Keeney, meteorologista sênior da Maxar em Gaithersburg, Maryland.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.