James Oliveira: valor “justo” do dólar é R$ 3,60, mas dois fatores podem manter os preços mais altos

Para James Oliveira, da Vinland Capital, alta de juros nos EUA e cenário eleitoral podem manter o câmbio mais alto

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar da recente disparada do dólar e da intervenção do Banco Central para conter tanta volatilidade, o patamar justo para moeda norte-americana neste momento está em torno de R$ 3,60, avalia James Oliveira, da Vinland Capital, gestora que já “nasceu gigante” por conta do seu grupo de gestores experientes e de grande renome no mercado financeiro.

Segundo ele, este é o “ponto fair” para o câmbio, mas dois fatores podem levar o dólar a se manter em níveis mais altos: a dinâmica de juros dos Estados Unidos e a incerteza do cenário eleitoral. Em evento promovido pela AndBank, em São Paulo, James avaliou que boa parte do movimento recente é por conta de uma demanda por hedge – ou seja, proteção. “E a dinâmica do dólar é assim: quando está subindo todo mundo quer comprar, quanto está caindo ninguém quer”, completa.

James é co-fundador da Vinland junto com Andre Laport, que tem longa carreira no Goldman Sachs. Ele começou a carreira no Pactual, foi head de Renda Fixa, Moedas e Commodities para América Latina do banco e após a venda ao BTG foi CEO e CIO do BTG Pactual Asset Management, saindo do banco em 2016. Hoje ele comanda o fundo Vinland Macro.

Continua depois da publicidade

Já a Vinland, foi criada em março deste ano, já com uma equipe com grandes nomes do mercado. O fundo Vinland Macro e Vinlando Long Bias estão disponíveis para investimento na plataforma da XP Investimentos, clique aqui e abra sua conta.

Em entrevista no InfoMoney ao programa “Papo com Gestor”, Andre Laport exaltou que a Vinland carrega o “DNA do sucesso” pela grande bagagem que seus colaboradores adquiriram nos seus empregos anteriores. Clique aqui para ver a entrevista completa.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.