Itaú Unibanco e Bank of America fecham acordo com CVM para evitar processo

Operações envolviam a corretora "G.", que teria utilizado uma estratégia para "garantir" uma boa execução de operações aos seus clientes

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Itaú Unibanco e o Bank of America Merrill Lynch fecharam um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para evitar a instauração de um processo administrativo sancionador. As instituições vão pagar R$ 300 mil e R$ 200 mil para encerrar o caso.

Os grupos eram investigados pela possível criação de condições artificiais de oferta, demanda e preço em operações na B3. O caso estava em análise pela Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI).

As operações envolviam uma corretora identificada como “G.”, que teria utilizado uma estratégia para “garantir” uma boa execução de operações aos seus clientes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Itaú foi investigado enquanto investidor e o Bank of America enquanto gestor do Merrill Lynch International.

Segundo a SMI a estratégia consistia na transferência de recursos por meio da realização de “day trades” com contratos de Ibovespa futuro, de forma a atender às expectativas dos clientes, com o pregão em andamento, o que pode ter levado à criação das mencionadas condições artificiais.

Até o fechamento deste texto, a reportagem não havia obtido o posicionamento das instituições citadas.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos