Itaú BBA corta projeção para Ibovespa a 110 mil pontos ao fim de 2022 e revisa carteira de ações

Corte na estimativa reflete um cenário mais desafiador para ações brasileiras no curto e médio prazo, principalmente em questões macro,

Equipe InfoMoney

Publicidade

Destacando a sua visão para o mercado brasileiro para o segundo semestre de 2022, o Itaú BBA reduziu a sua projeção para Ibovespa de 115 mil para 110 mil pontos ao fim do ano, ainda um potencial de valorização de 11,5% em relação ao fechamento de sexta-feira (24).

A equipe de research do banco diz que o corte na estimativa reflete um cenário mais desafiador para ações brasileiras no curto e médio prazo, principalmente em questões macro, refletidas em um maior custo de capital próprio.

No entanto, as expectativas de lucro para 2022/2023 aumentaram, principalmente devido aos preços mais altos das commodities. Estas são parcialmente compensadas ​​pela pior expectativa para as empresas voltadas à economia doméstica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dessa forma, o banco diz preferir exposição a commodities apesar do menor crescimento global devido à sua avaliação muito atraente. Também continua a gostar de grandes bancos e setor de utilities (energia e saneamento), dada a proteção contra a inflação e altas taxas retornos (TIRs). Por outro lado, tem visão cautelosa em Pagamentos, Tecnologia, Construtoras, Saúde e Varejo.

Marcelo Sá e Matheus Marques, estrategistas do banco, acreditam que a evolução da inflação e das taxas de juros definirá o desempenho dos mercados de ações. “Nós achamos que as ações de valor vão superar as de crescimento no curto prazo, já que a inflação está demorando mais do que o esperado para cair e a taxa Selic pode permanecer alta por mais tempo. Esse ambiente desafiador pode continuar incentivando saídas de capital do mercado de ações para renda fixa”, apontam.

A proximidade das eleições deve trazer mais volatilidade, cita o BBA, apontando que, nos últimos meses, o governo federal e o Congresso brasileiro anunciaram várias medidas/projetos de lei para reduzir os preços dos combustíveis e impostos e, mais recentemente, o aumento do programa social “Auxílio Brasil” para R$ 600 ao mês, de R$ 400 anteriormente. Se implementados, podem ter um impacto significativo na inflação e nas contas fiscais.

Continua depois da publicidade

Marques e Sá fizeram algumas mudanças na lista de ações brasileiras, visando aumentar a exposição a commodities com base em seus valuations considerados atrativos, mesmo assumindo uma redução significativa dos preços.

“Ainda vemos um cenário mais difícil para o mercado doméstico devido às altas taxas de juros por mais tempo, o que está pressionando a atividade econômica no curto e médio prazo. “Também estamos reduzindo nossa exposição aos calls de duration alta [com um fluxo de caixa mais sensível à alta de juros], pois esperamos que continuem sofrendo no curto prazo”, apontam.

Os estrategistas incluíram Gerdau (GGBR4) e Suzano (SUZB3) na carteira, enquanto removeram WEG (WEGE3) e Intelbras (INTB3.

Para Suzano, o desempenho fraco da ação e a melhora de fundamentos, apoiada por preços mais altos e dinâmicas de oferta e demanda, levaram a essa inclusão. “A ação teve um desempenho em linha com o dólar no início do ano, mas com o ambiente ruim de junho para commodities, principalmente com queda dos preços de petróleo e minério de ferro, prejudicaram o desempenho da Suzano, enquanto o dólar se valorizou no acumulado do mês (alta de 10,8%)”, aponta.

Embora o mercado, inclusive o BBA, prefira empresas com forte geração de caixa e pagamentos robustos de dividendos, os estrategistas apreciam a forma de alocação de capital, aproveitando a oportunidade para investir em projetos altamente eficientes, enquanto a operação atual se beneficia de altos preços à vista.

Já a saída da Intelbras ocorre apesar de uma visão positiva sobre a empresa para o longo prazo, pois possui uma combinação de posicionamento-chave em energia solar, forte crescimento e rentabilidade. “Resolvemos aproveitar o
desempenho superior da empresa no acumulado de junho  para reduzir nossas perdas, uma vez que teve desempenho inferior ao índice desde sua inclusão, com queda de 21,5%, enquanto o Ibovespa teve queda de 16,9%”, ressaltam os estrategistas.

A carteira de ações do BBA conta agora com Banco do Brasil (BBAS3), BTG Pactual (BPAC11), Eletrobras (ELET3), Energisa (ENGI11), Gerdau (GGBR4), Multiplan (MULT3), Petrobras (PETR4), Suzano (SUZB3), Totvs (TOTS3) e Vale (VALE3).

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.