IPO da Vivara sai a R$ 24 por ação e oferta movimenta R$ 2,29 bilhões

A companhia chega na bolsa brasileira com um valor de mercado de R$ 5,7 bilhões

Estadão Conteúdo

(Reprodução)

Publicidade

A rede de joalherias Vivara ganhou a atenção do mercado financeiro ao longo das últimas semanas. O fato se refletiu na elevada demanda dos investidores em sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), que movimentou R$ 2,29 bilhões.

A ação da Vivara, batizada de VIVA3, estreia na B3 na quinta-feira, 10. A companhia chega na bolsa brasileira com um valor de mercado de R$ 5,7 bilhões, depois de precificar sua ação em R$ 24, um pouco acima do centro da faixa indicativa de preço (R$ 21,17 a R$ 25,40), conforme antecipado pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Com a demanda, foram vendidos, ainda, os dois lotes extras. Ao todo foram 95.654.226 ações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Do total, R$ 453,472 milhões são oriundos da oferta primária, com a venda de novas ações que injetará recursos ao caixa da companhia. Do total levantado, 65% serão utilizados para abertura de lojas. O restante será destinado, por exemplo, para aumento do parque fabril e até mesmo para a criação de uma nova marca. Aquisições no mercado serão analisadas. O mercado de joalheria no Brasil é muito pulverizado, o que abre espaço para movimentos de consolidação.

Da oferta secundária, que representa a maior parte dos recursos do IPO, a venda foi feita pela família fundadora, os Kaufman.

A oferta da Vivara, a primeira emissão de ação de outubro, foi lançada já com o interesse forte de investidores e com o engajamento dos chamados investidores âncoras, que são aqueles que já se comprometem com a oferta, antes mesmo dela ir oficialmente a mercado. Além desses investidores institucionais, o IPO da Vivara invadiu as redes sociais, em busca do engajamento das pessoas físicas que têm, dia a dia, aumentado seus investimentos em ações no Brasil, em um momento em que as baixas taxas de juros pressionam os investidores que buscam mais rentabilidade.

Continua depois da publicidade

O lucro líquido da Vivara no primeiro semestre deste ano foi de R$ 186 milhões, aumento de 142% em relação ao observado no mesmo intervalo do ano passado.

A geração de caixa, medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 223,2 milhões, expansão de 87,3%. A receita líquida, por sua vez, foi de R$ 523,7 milhões, crescimento de 12,8% na relação anual.

A Vivara foi criada em 1962, com sua primeira loja no centro de São Paulo. Hoje, é a maior rede de joalherias do Brasil, com mais de 230 pontos de vendas.

Os bancos que coordenam a oferta são o Itaú BBA, Bank of America Merrill Lynch, XP Investimentos e JPMorgan.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Tópicos relacionados