IPCA sobe 0,19% em julho, abaixo do esperado por economistas

Economistas consultados pela Bloomberg esperavam, na mediana, uma aceleração para 0,24% na base mensal 

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou julho com alta de 0,19% ante um avanço de 0,01% em junho, informou na manhã desta quinta-feira (8), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio abaixo do esperado por economistas consultados pela Bloomberg que, na mediana, esperavam uma aceleração para 0,24% na base mensal e alta de 3,28% em julho na comparação anual. Em 12 meses, o IPCA acumulou alta de 3,22%. 

O IBGE destaca que o índice de julho ficou concentrado no grupo habitação, cuja variação de 1,20% correspondeu a um impacto de 0,19 ponto percentual.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em habitação, o destaque ficou com o item energia elétrica, com as contas de luz ficando em média 4,48% mais caras para o consumidor. A variação do item, cujo impacto é de 0,17 ponto percentual, oscilou entre a queda de 0,40%, em Rio Branco, e a alta de 7,59% na região metropolitana de São Paulo.

Já o grupo Alimentação e bebidas, com variação de 0,01% apresentou estabilidade no nível de preços de junho para julho.

Os grupos vestuário (-0,52%), saúde e cuidados pessoais (-0,20%) e transportes (-0,17%) apresentaram deflação no índice do mês.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.