Ibovespa Futuro sobe mais de 1% entre rumores sobre possível ministro da Fazenda

Mercado ainda opera com cautela à espera de nome do novo ministro na Fazenda; bolsas internacionais sobem com sinalização de Mário Draghi, dados dos EUA e Japão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em alta nesta sexta-feira (21) apesar do cenário ainda incerto sobre quem será o proíxmo ministro da Fazenda. Recuperação da economia norte-americana e sinalização do presidente do BCE para novos estímulos na Europa impulsionam bolsas internacionais. Às 9h08 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para dezembro subia 1,45%, a 54.580 pontos. 

Ontem, o presidente do Bradesco Luís Carlos Trabuco rejeitou a proposta da presidente Dilma Rousseff (PT) para ocupar o cargo de ministro da Fazenda. Agora, as apostas ficam entre Alexandre Tombini, Joaquim Levy e Nelson Barbosa

As opções já praticamente descartadas de Trabuco ou o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles eram vistas como mais passíveis de serem a ponte que falta entre o atual governo e o governo. Apesar disso, os investidores seguem atentos para ver quem será nomeado antes de consolidar posições. Com isso, a volatilidade apresentada pela Bolsa nos últimos dias deve permanecer.

Continua depois da publicidade

No Congresso, Renan Calheiros, comprometeu-se a votar na próxima terça o projeto que dispensa o governo de fazer superávit primário este ano. Há, porém, um empecilho que a oposição quer aproveitar para retardar a discussão do projeto do superávit primário e que ainda não se sabe como o senador Calheiros pretende superá-lo: a pauta do Congresso está trancada por mais de 40 vetos da presidente, ainda não analisados pelos congressistas.

A Petrobras continua em sua crise política com a expectativa para o depoimento de Fernando Baiano, suposto operador do esquema de corrupção da Petrobras no PMDB, à PF. Última notícia na estatal foi de que R$ 47,8 milhões foram bloqueados nas contas dos 14 executivos presos, o que corresponderia a apenas 7% da estimativa feita sexta-feira passada pela Polícia Federal. Os ADRs da petroleira negociados no pré-market da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), sobem 1,03%, a US$ 9,81.

Cenário externo
Lá fora, as bolsas repercutem sinais de recuperação da economia norte-americana e fala de Mário Draghi, presidente do Banco Central Europeu, indicando novos estímulos à economia da zona do euro. 

Continua depois da publicidade

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caíram na semana passada, a atividade industrial na região do Meio Atlântico cresceu em seu ritmo mais rápido em duas décadas e as vendas de moradias usadas fortaleceram.

O índice japonês Nikkei reverteu perdas do começo da sessão e fechou em alta de 0,33 por cento, depois que o primeiro-ministro do país dissolveu a Câmara Baixa do Parlamento nesta sexta-feira para uma eleição antecipada em 14 de dezembro. O índice registrou sua primeira queda semanal em cinco semanas, com perda de 0,8 por cento.

As ações de Hong Kong e da China continental tiveram recuperação nesta sexta-feira conforme a prolongada pressão de realização de lucros diminuiu na primeira semana da conexão histórica entre as bolsas de Hong Kong e Xangai.

Continua depois da publicidade

Na Europa, Draghi ressaltou que a economia da zona do euro deve continuar estagnado no curto e médio prazo e que o BC está pronto para agir de modo a combater a inflação baixa.