Abertura

Ibovespa Futuro sobe com permissão dos EUA a negócios com a Huawei; dólar cai

Pré-market aponta para dia de ganhos no mercado após uma onda de correções que afastou a Bolsa das máximas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em alta nesta terça-feira (19) corrigindo as perdas recentes, que foram motivadas pela decepção dos investidores com o andamento das negociações entre Estados Unidos e China para um acordo comercial.

Por outro lado, a nova extensão concedida por Washington para permitir que as empresas americanas continuem fazendo negócios com a chinesa de telecomunicações Huawei melhora o humor dos investidores, neutralizando parte das incertezas.

Às 9h07 (horário de Brasília) o contrato futuro do Ibovespa para dezembro tinha alta de 0,54% a 107.095 pontos. Já o dólar futuro com o mesmo vencimento registrava perdas de 0,15%, a R$ 4,210.

Aprenda a investir na bolsa

No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2021 cai um ponto-base 4,67% e o DI para janeiro de 2023 recua na mesma medida a 5,78%.

No Brasil, o destaque fica por conta do envio da proposta de reforma tributária, que deverá chegar nos próximos dias ao Congresso, movimentou deputados e senadores, que vão tentar compatibilizar o pacote preparado pelo Governo, com outras duas propostas em tramitação no Legislativo, diz o jornal O Estado de S.Paulo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a primeira fase da reforma, que trata da unificação do PIS e da Cofins, já está fadada à derrota. “Não passa. Esse assunto está parado há dois anos”, afirmou.

Na Economia, os investidores devem se manter atentos à cotação do dólar, que atingiu o seu maior valor nominal desde a implementação do plano Real ao superar os R$ 4,20. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de audiência no Senado, a partir das 10h00, e pode ser questionado sobre o tema.

Ainda não se sabe se o BC está confortável com essas flutuações e muitos investidores apostam que a autoridade monetária deverá intervir no câmbio.

Noticiário Corporativo

No corporativo, as atenções se voltam à Petrobras que, após mais de 50 dias sem reajustar o preço da gasolina nas refinarias, anunciou elevação de 2,8% no valor do combustível.

PUBLICIDADE

Já a Ambev, que sofre com problemas na venda de cervejas no Brasil, anunciou a saída do seu presidente-executivo, Bernardo Paiva, e informou que o atual diretor de vendas e marketing, Jean Jereissati Neto, assumirá o posto.

(Com Agência Estado, Agência Brasil, Agência Câmara, Agência Senado e Bloomberg)

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos