Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Ibovespa Futuro sobe com atenção ao noticiário local e surpresa positiva com China

Prévia do PIB do Brasil veio acima do consenso de analistas

Felipe Moreira

Publicidade

O Ibovespa Futuro opera em alta nesta segunda-feira (18), com atenções voltadas para política nacional, em meio a dados positivos da China e expectativas para decisões de política monetária no Brasil e nos EUA ao longo da semana.

Em Brasília, o presidente Lula convocou a primeira reunião ministerial do ano para cobrar da equipe o andamento de programas e ações no momento em que pesquisas indicam a queda de sua popularidade.

Na frente de dados, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) cresceu 0,60% em janeiro, perdendo força em relação aos 0,82% de alta observados em dezembro, informou nesta segunda-feira (18) o Banco Central do Brasil. Mas o dado veio acima do consenso de analistas, que previa uma alta de 0,26%.

Continua depois da publicidade

Às 9h16 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em abril operava com queda de 0,57%, aos 128.320 pontos.

Em Wall Street, índices futuros dos EUA operam em alta, com os investidores se preparando a decisão sobre taxas de juros do Federal Reserve (Fed) na próxima quarta-feira. De acordo com a ferramenta CME FedWatch, os Fed funds estão atualmente precificando uma probabilidade de 99% de que o BC americano deixe as taxas de juros inalteradas esta semana. No entanto, a expectativa de um corte em junho caiu nos últimos dias para cerca de 55%.

Nesta manhã, o Dow Jones Futuro subia 0,22%, S&P Futuro avançava 0,78% e Nasdaq Futuro operava com ganho de 1,20%.

Publicidade

Dólar e mercado externo

O dólar comercial opera com baixa de 0,19%, cotado a R$ 4,987 na compra e R$ 4,988 na venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) caía 0,22%, indo aos 4,992 pontos.

Os preços do petróleo operam em queda, mas caminham para subir quase 4% durante a semana, uma vez que quedas acentuadas nos estoques de petróleo e combustível dos EUA, ataques de drones em refinarias russas e um aumento nas previsões de demanda por energia impulsionaram os preços.

Os mercados asiáticos fecharam com alta, após dados econômicos melhores do que o esperado da China e à espera da decisão de juros do Banco do Japão (BoJ). Liderando os ganhos na Ásia, o índice Nikkei saltou 2,67% em Tóquio hoje, a 39.740,44 pontos, com a ajuda de ações de eletrônicos e do setor imobiliário, à medida que o iene devolveu parte de seus ganhos recentes frente ao dólar antes do anúncio de política monetária do BoJ. A expectativa é que o BC japonês encerre sua política de juro negativo, adotada há mais de oito anos, na madrugada desta terça-feira (19).

Continua depois da publicidade

Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,99%, a 3.084,93 pontos, após dados oficiais mostrarem que a produção industrial, as vendas no varejo e os investimentos em ativos fixos na segunda maior economia do mundo aumentaram mais do que o previsto nos primeiros dois meses do ano. O setor imobiliário chinês, no entanto, continua sendo foco de preocupação, com uma acentuada queda nas vendas de novas moradias no primeiro bimestre de 2024.

Os mercados europeus operam no campo positivo, enquanto investidores aguardam a próxima reunião de política monetária do Federal Reserve. O Fed iniciará sua reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) na terça-feira com a decisão prevista para o dia seguinte.

Os preços do petróleo operam com alta nesta segunda-feira, ampliando os ganhos da semana passada, quando os preços subiram quase 4% devido à visão de que a oferta estava diminuindo.

Publicidade

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, depois que dados otimistas na China renovaram as esperanças de uma recuperação na demanda por aço nas próximas semanas e alguns traders liquidaram suas posições vendidas.