Publicidade
O Ibovespa Futuro recuava nos primeiros negócios desta sexta-feira (25), enquanto Wall Street operava no campo positivo. A cautela do mercado continua antes da eleição presidencial nos Estados Unidos.
Em destaque, estão os resultados da Vale (VALE3) na véspera. A mineradora realiza teleconferência às 14h para comentar a queda de 15% do lucro líquido no terceiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, com impactos de queda no preço do minério de ferro e por provisões relacionadas ao rompimento da barragem de Mariana (MG). Apesar da queda do lucro, o resultado foi considerado positivo. Multiplan (MULT3), Suzano (SUZB3) e Usiminas (USIM5) também divulgaram balanços.
Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará por novos exames após ter batido a cabeça em acidente doméstico no fim de semana, e depois participa de reunião para confirmar o acordo de reparação do desastre em Mariana da Samarco (joint venture entre Vale e BHP) com a presença ainda do o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; outras autoridades federais e estaduais e representantes das empresas.
Em Washington, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de reunião com investidores organizada pelo Itaú BBA no fim do dia.
Às 9h09 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em outubro caía 0,13%, aos 132.005 pontos.
Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com valorização de 0,22%, S&P500 subia 0,26% e Nasdaq Futuro avançava 0,29%, com a disputa apertada pela Casa Branca e a eleição parlamentar no Japão no fim de semana no radar. Expectativas de que o Federal Reserve resistirá a cortes rápidos nos juros também dão o tom ao mercado, antes da divulgação no fim da próxima semana do relatório de emprego nos Estados Unidos. Também são esperados os balanços de Alphabet, Amazon, Apple, Meta e Microsoft.
Continua depois da publicidade
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista operava com alta de 0,25%, cotado a R$ 5,677 na compra e R$ 5,678 na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,15%, a 5.680 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção única, com investidores aguardando as eleições gerais do Japão no fim de semana.
A inflação em Tóquio, capital do Japão, caiu para 1,8% em outubro, de 2,2% no mês anterior, com a inflação básica — que exclui os preços dos alimentos frescos — também chegando a 1,8%, abaixo dos 2%. Economistas consultados pela Reuters previam que a taxa básica de inflação em Tóquio cairia para 1,7% em outubro. A reunião de política monetária de 2 dias do Banco do Japão começará em 30 de outubro.
Continua depois da publicidade
Entre as commodities, os preços do petróleo operam com perto da estabilidade e caminham para ganho semanal, já que as tensões na principal região produtora de petróleo do mundo, o Oriente Médio, e o reinício das negociações de cessar-fogo em Gaza nos próximos dias deixaram os traders nervosos.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta após uma queda de três sessões consecutivas, já que uma série de medidas de estímulo recentes do principal consumidor, a China, melhoraram o sentimento do mercado.