Ibovespa Futuro abre em queda acompanhando mercados mundiais

Expectativas negativas para relatório de emprego dos EUA e indicadores ruins na Europa derrubam mercados

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre em queda de 0,93%, a 54.190 pontos nesta sexta-feira (5), acompanhando os mercados mundiais que registram baixas enquanto aguardam dados do relatório de emprego norte-americano e analisam indicadores europeus. Dessa forma, a bolsa brasileira sinaliza ter mais um pregão no negativo, após o Ibovespa já ter alcançado na véspera seu menor patamar desde julho do ano passado.

Na Ásia, receios com a gripe aviária derrubaram o índice Hang Sang, de Hong Kong, que fechou a sessão em queda de 2,73%. Já na Europa, os principais índices europeus desabam após dados sobre vendas no varejo na região caírem 0,3%, ante alta de 0,9% no mês anterior. Também foi divulgado o PIB (Produto Interno Bruto) final europeu, que apontou queda de 0,6%, resultado já esperado pelo mercado.

Com isso, os índices europeus caem forte nesta sessão, com destaque negativo para o francês CAC 40 (-1,64%), o inglês FTSE 100 (-1,31%) e o espanhol Ibex 35 (-0,93%). O índice alemão DAX cai 1,81% apesar de dados mostrarem aumento de 2,3% nos pedidos feitos à indústria local, ante expectativa de alta de 1,2% e queda de 1,6% registrada no mês anterior.

Continua depois da publicidade

Relatório de emprego nos EUA
Os investidores também aguardam a divulgação do relatório de emprego dos EUA, que será divulgado às 9h30 (horário de Brasília). Analistas esperam dados negativos, com aumento da taxa de desemprego e queda em número de empregos gerados no país.

Ainda nesta sexta-feira, serão divulgados por lá os indicadores de balança comercial e crédito ao consumidor, ambos com perspectivas desanimadoras. Os contratos futuros dos principais índices de ações norte-americanos apresentam quedas entre 0,5% e 0,6%.