Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Ibovespa avança 1,02% puxado por exportadoras de commodities e com atenção ao arcabouço; dólar sobe 0,16%

No exterior, dia foi marcado por cautela com investidores esperando a publicação de dados da inflação americana e de olho em Taiwan

Vitor Azevedo

Publicidade

O Ibovespa fechou em alta de 1,02% nesta segunda-feira (10), na volta das negociações após os feriados da Semana Santa, chegando aos 101.846 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira avançou com ajuda das ações de companhias exportadoras de commodities e com investidores de olho no arcabouço fiscal, destoando um pouco do que foi visto no exterior.

Em Nova York, Dow Jones e S&P 500 subiram, respectivamente, 0,30% e 0,10%, enquanto a Nasdaq ficou praticamente estável, com queda de 0,03%.

“Lá fora a sessão foi mais parada nos EUA, e com baixa liquidez internacional, dado que a maioria das bolsas europeias estavam fechadas pelo feriado estendido”, lembra Rafael Pacheco, economista da Guide Investimentos.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com especialistas, investidores no exterior se posicionam com cautela no aguardo da publicação do CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) americano, na quarta, e de olho nas tensões militares envolvendo China e Estados Unidos no entornos de Taiwan.

“Temos o aumento da tensão entre China e Estados Unidos, por conta da questão de Taiwan. Essa tensão deixa o mercado atento, principalmente sobre a questão de como será o relacionamento comercial entre essas duas potências. Isso afeta muita coisa”, debate Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora.

Velloni lembra ainda que, na sexta passada, houve a publicação do Payroll nos Estados Unidos, quando os mercados estavam fechados por conta da Sexta-Feira Santa. “Payroll veio na linha com o consenso do mercado, mas os CPIs, nessa semana, traz alguma cautela. Após o mercado de trabalho, demora algum tempo para a inflação trazer desaceleração”, diz.

Publicidade

No Brasil, a questão do novo arcabouço fiscal segue sendo destaque. Hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que fechará o texto da nova regra até a viagem da China, marcada para amanhã.

“O Ibovespa sobe hoje majoritariamente em virtude do otimismo em relação ao arcabouço fiscal. Lula disse hoje que tem certeza de que o texto do arcabouço será aprovado no Congresso e as falas foram vistas com bons olhos pelo mercado”, diz Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos. “Lula, em seu discurso de 100 dias do governo, defendeu a regra, apesar de criticar os juros altos, dando a entender seu apoio à Haddad. Assim, o tom do dia foi mais otimista”, acrescenta Pacheco.

A curva de juros no Brasil fechou em queda. As taxas dos DIs para 2024 perderam quatro pontos-base, a 13,22%, e as dos DIs para 2025, 7,5 pontos, a 11,97%. Os DIs para 2027 recuaram cinco pontos, a 11,96%, e os DIs para 2029, quatro pontos, a 12,36%. Os DIs para 2031 foram a 12,62%, com menos quatro pontos.

Continua depois da publicidade

Entre as maiores altas do Ibovespa, com isso, ficaram algumas companhias ligadas ao mercado interno, de crescimento e mais alavancadas. As ações preferenciais da Alpargatas (ALPA4) subiram 4,27%, as ordinárias da Locaweb (LWSA3), 4,24% e as da CVC (CVCB3), 2,53%.

Quem puxou o índice, porém, foram as exportadores de commodities. As ações ordinárias da CSN (CSNA3) subiram  3,77%, as da 3R Petroleum (RRRP3), 5,65%, e as preferenciais série A da Usiminas (USIM5), 3,28%. As ordinárias da Vale (VALE3) avançaram 1,93% e as ordinárias e preferencias da Petrobras (PETR3;PETR4), 2,66% e 2,13%.

“Apesar do minério e petróleo não andarem de forma positiva, com ambas commodities caindo, temos altas generalizadas em empresas dos setores devido ao otimismo no mercado que tem gerado altas sistêmicas”, diz Cohen.

Publicidade

O dólar, apesar do Ibovespa e dos juros, fechou em alta de 0,16% frente ao real, a R$ 5,066 na compra e na venda. O movimento seguiu o exterior – o DXY, que mede a força da divisa americana frente outras de países desenvolvidos ganhou teve alta de 0,50%.