Gráficos

Ibovespa ainda tem espaço para subir, mas falta um sinal para buscar os 90 mil pontos, diz analista técnica da Rico

Um sinal mais claro de que a tendência agora é de alta seria o cruzamento da média móvel de 200 dias

SÃO PAULO – O Ibovespa ainda tem espaço para subir por pelo menos mais um dia, diz a analista técnica da Rico Investimentos, Pamela Semezzato.

Segundo a analista, o índice vem operando dentro de uma Linha de Tendência de Alta (LTA) que liga o topo de 26 de março e o de 14 de abril e ainda tem espaço para se mover dentro da linha antes de testá-la, podendo romper o canal em breve. Isso daria um sinal claro da força compradora sobre o Ibovespa.

Na grande valorização recente, o índice respeitou os pontos de correção pela projeção de Fibonacci da grande queda de março. Rompendo a resistência dos 88 mil pontos, o Ibovespa buscaria o nível dos 90.800 pontos.

PUBLICIDADE

Assim, um sinal mais claro de que a tendência agora é de alta seria o cruzamento da média móvel de 200 dias.

Confira o gráfico de uma semana do Ibovespa: 

 

 

Abaixo o gráfico de um dia do Ibovespa:

PUBLICIDADE

Pam Semezzato e Gilberto Coelho fazem todos os dias análise técnica dos ativos mais pedidos pelos seguidores do grupo do Telegram do InfoMoney. Clique aqui para se inscrever no canal e ficar por dentro das análises.

Análise técnica

Chamada de análise gráfica por alguns, ela parte do pressuposto de que tudo o que pode ser medido acerca do desempenho futuro de uma ação já está precificado.

Desse modo, os movimentos diários do papel teriam um componente muito maior de percepção psicológica dos investidores sobre se está caro ou barato, subiu demais ou caiu demais, do que de fundamentos.

As operações em análise técnica, então, são guiadas a partir de um estudo do gráfico do preço da ação, verificando quais patamares de preço geralmente atraem vendas (resistências) e quais outros atraem compras (suportes).

Outras ferramentas da análise técnica incluem o Índice de Força Relativa (IFR), que cruza dados de preço de fechamento com volume negociado de ações, projeção de Fibinacci e análise de médias móveis.

Como ler o mercado financeiro e aproveitar as oportunidades: conheça o curso A Grande Tacada, do Fernando Góes – de graça nos próximos dias!