IBGE eleva estimativa de safra de milho do Brasil em 3,5%

Com recorde de 71,45 milhões de toneladas, produção ganha força na segunda safra e área plantada é 10,7% maior do que em 2011

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A produção de milho do Brasil em 2012 foi estimada nesta quinta-feira (9) em um recorde de 71,45 milhões de toneladas, alta de 3,5% na comparação com a previsão do mês anterior, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

O Brasil está colhendo a segunda safra do cereal, que impulsionou a produção do país neste ano após a quebra pela seca da colheita de verão.

A produção de milho deve superar em 27% o total produzido em 2011, segundo o IBGE, com uma área plantada 10,7% maior.

Continua depois da publicidade

“Estes números refletem os bons preços que o produto vem encontrando no mercado, o que faz com que os produtores optem pela cultura e aumentem o investimento em tecnologia”, afirmou o IBGE em nota.

Já a safra de soja do Brasil foi estimada em 65,8 milhões de toneladas, praticamente estável na comparação com a estimativa anterior.

O volume indica uma queda de 12,2% ante a produção recorde da temporada passada.

Continua depois da publicidade

“Reavaliações no mês de julho confirmam o efeito da seca na produção deste grão. Apesar da soja ter apresentado crescimento na área, o regime de chuvas inadequado afetou o rendimento médio, que decresceu 15,3%…”, disse o IBGE.

A produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas do Brasil foi estimada em 163,3 milhões de toneladas, crescimento de 1,6% na comparação com o mês anterior e de 2% ante a safra de 2011.

No período da tarde, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), do Ministério da Agricultura, deverá divulgar a atualizar a sua previsão mensal de safra.