Hapvida (HAPV3): dados da ANS animam e ações fecham em alta de mais de 4%

As adições líquidas de planos médicos no Brasil no geral totalizaram queda de 49 mil vidas em janeiro, mas Hapvida teve adição no mês

Equipe InfoMoney

Projeto de hospital da Hapvida (Divulgação)

Publicidade

As ações da Hapvida (HAPV3) registraram expressivos ganhos na esteira de dados positivos divulgados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) nesta terça-feira (5). Os ativos HAPV3 subiram 4,17%, a R$ 3,75.

No geral, as adições líquidas de planos médicos no Brasil totalizaram queda de 49 mil vidas em janeiro, levando a base a cair 0,1% na base mensal, para 50,9 milhões (+1,8% na comparação anual).

O Bradesco BBI, por outro lado, ressalta que os principais destaques positivos foram Hapvida (+67 mil), SulAmérica/Rede D’Or (RDOR3 )(+19 mil excluindo Paraná Clínicas e Sompo) e Unimed Seguros (+17 mil). Por outro lado, Unimed BH (-55k), Amil (-45k) e Unimed Rio (-16k) perderam vidas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na visão do BBI, os dados da ANS são ligeiramente negativos para o setor em termos globais (pagadores e prestadores), cujas adições líquidas foram de -100 mil (-0,2%) ajustando-se ao efeito de dupla contagem do Hapvida. “Ressaltamos, no entanto, que a perda pode ser sazonal visto que em janeiro de 2023 as adições líquidas foram de -120 mil e o 1T23 fechou com +64 mil”, aponta o banco.

Para Hapvida, contudo, a notícia é positiva. Mesmo excluindo as 50 mil vidas relativas de funcionários da empresa que contaram duas vezes na base de beneficiários da ANS, o resultado foi de +17 mil (versus projeção do BBI de queda de 100 mil no 1T24), devido a um grande evento corporativo de contrato recuperado da Unimed BH (cerca de 50 mil vidas).

“Acreditamos que a mudança para Hapvida se deveu a um maior aumento de preços necessário para renovar o contrato com a Unimed BH devido aos maiores custos relacionados a vidas fora de sua área central. O resultado positivo, portanto, não parece ter a ver com o potencial alívio da concorrência de preços por parte da Amil. Além disso, destacamos que em fevereiro a Hapvida venceu processo licitatório (ainda pendente de homologação) da prefeitura de Manaus para fornecer planos médicos para seus servidores, totalizando 40 mil vidas, o que pode impactar as adições líquidas do 1T24”, aponta o banco.

Continua depois da publicidade

Também na visão do Goldman Sachs, os números foram positivos e os dados revisados dos trimestres anteriores mostraram que o dado do quarto trimestre deverá ser melhor do que o esperado anteriormente.

Para a Rede D’Or, o BBI também viu os números como positivos, já que a SulAmérica autônoma (mais relevante para o negócio de seguros da SULA e para os hospitais da Rede D’Or) ganhou 19 mil vidas. O BBI tem recomendação equivalente à compra para Hapvida e neutra para Rede D’Or, enquanto o Goldman possui recomendação neutra para HAPV3.