GPA (PCAR3) registra aumento de 2,2% das vendas no 1º trimestre e vendas mesmas lojas sobem 11,2%

Companhia defende que conseguiu manter vendas mesmas lojas apesar de total reestruturação do portfólio

Equipe InfoMoney

(Divulgação)

Publicidade

O GPA (PCAR3) registrou um crescimento de 2,2% de vendas totais em operações continuadas no primeiro trimestre de 2022, chegando a R$ 11,1 bilhões. O número considera lojas do chamado “Novo GPA Brasil”, do Grupo Éxito, braço da companhia no restante da América Latina, e dos postos de combustíveis.

O grupo aponta ainda que excluindo a operação de postos o crescimento das vendas mesmas lojas seria ainda maior, de 13,1%, uma vez que as esse braço foi diretamente afetado pela conversão de lojas de hipermercado para o atacarejo.

O GPA Brasil está passando por um período de transição que começou em outubro de 2021 para se tornar o “Novo GPA Brasil”, com o anúncio da descontinuação das lojas de hipermercados e de drogarias, o que deve se estender até o final do segundo trimestre. Apenas no primeiro trimestre, foram 124 lojas fechadas, sendo 68 drogarias, 41 hipermercados Extra e 14 do Grupo Éxito. 31 lojas estão em conversão e duas novas lojas do formato Minuto Pão de Açúcar foram abertas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A receita bruta de vendas totais do GPA Brasil, ao levar em consideração toda a operação da companhia, recuou 33,8%, impactado pelo fechamento dos hipermercados Extra e de drogarias. A receita bruta mesmas lojas do Novo GPA Brasil, desconsiderando as lojas fechadas e excluindo os postos, porém, ficou em R$ 3,8 bilhões, praticamente estável na comparação com o mesmo período de 2021.

“Mesmo com um cenário macroeconômico desafiador, queda de venda do mercado no segmento premium e mudanças operacionais ocasionadas pelos ajustes necessários à transformação do Novo GPA, a bandeira Pão de Açúcar ficou em linha com o mesmo período de 2021”, defende a companhia no documento publicado na noite desta terça-feira (19).

O GPA destaca ainda a performance das vendas online, com o e-commerce chegando a R$ 369 milhões, alta de 44% na base anual, excluindo as vendas dos hipermercados descontinuados.

Continua depois da publicidade

O Grupo Éxito, por sua vez, viu as vendas mesmas lojas crescer 20,8% na comparação com o primeiro trimestre de 2021 e as vendas totais avançarem 5,3%, para R$ 6,8 bilhões. “Houve crescimento nos três países de atuação (Colômbia, Argentina e Uruguai), explicado principalmente pelo aumento do tráfego em lojas e pela reabertura econômica com a retomada do turismo”, comenta a companhia.

Na Argentina, as vendas totais dispararam 20,2%, para R$ 486 milhões. Na Colômbia e no Uruguai, por sua vez, os crescimentos foram de 3,9% e de 5,9%, para R$ 5,2 bilhões e R$ 1,2 bilhões.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.