GPA (PCAR3) aprova continuidade de estudos para segregar Grupo Éxito e projeta operação até 1° semestre de 2023

Operação deve consistir na segregação de GPA e Éxito por meio de uma redução de capital de GPA, distribuindo ações

Felipe Moreira

Publicidade

O Conselho de Administração do GPA (PCAR3) autorizou nesta segunda-feira (5) a continuidade dos estudos da segregação de sua unidade colombiana Éxito, bem como a preparação da implementação da transação, incluindo todas as providências para a criação dos programas de BDRs e ADRs do Éxito no Brasil e nos Estados Unidos, respectivamente, tendo o Conselho de Administração do Éxito aprovado nesta data o começo dos trabalhos para tal fim.

O GPA espera que a operação consista na segregação de GPA e Éxito por meio de uma redução de capital de GPA com o objetivo de distribuir aproximadamente 83% das ações do Éxito atualmente detidas pelo Grupo aos seus acionistas.

Desta forma, após a distribuição das ações, o GPA manteria participação minoritária de aproximadamente 13% no Éxito, com potencial de monetização no futuro.

Continua depois da publicidade

Segundo comunicado, a efetiva implementação da operação depende, ainda, da conclusão dos trabalhos preparatórios, bem como da obtenção de aprovações necessárias. A decisão final sobre a transação deverá ser tomada pelos acionistas do GPA, reunidos em assembleia geral extraordinária.

O GPA espera concluir a operação, com a entrega efetiva das ações ordinárias do Éxito, incluindo sob a forma de BDRs e ADRs, aos seus acionistas, durante o 1º semestre de 2023.

Em apresentação, a companhia, que controla o supermercado Pão de Açúcar, destacou que a operação pode levar a um potencial destravamento de valor, beneficiando todos os acionistas do GPA e Éxito devido ao aumento da liquidez e
visibilidade de Éxito no mercado de capitais.

Continua depois da publicidade

“Acionistas do GPA passariam a ter acesso a liquidez da participação em Éxito e poderão alocar seus investimentos de acordo com suas preferências geográficas e/ou de risco”, apontou.

Não são esperadas dissinergias operacionais pela transação, enquanto haveria independência para GPA e Éxito, com estrutura de governança simplificada e alternativas adicionais de financiamento, além de equipes de gestão totalmente focadas para executar a estratégia de criação de valor de cada ativo.

Cabe ressaltar que a ação PCAR3 saltou 9,72%, a R$ 23,70, na sessão desta segunda-feira (5), sendo a maior alta do Ibovespa no dia.

Continua depois da publicidade

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.