Governo norte-americano aumenta limite de financiamentos imobiliários

Diretrizes estabelecem mais alto patamar permitido por lei para empréstimos, com teto máximo de US$ 729,75 mil

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Como forma de estimular o mercado imobiliário norte-americano, o governo local estenderá os limites de financiamentos para o setor, oferecidos pela Fannie Mae e Freddie Mac, deixando-os no mais alto patamar permitido pela legislação atual.

Segundo autoridades, mesmo se as duas medidas, a HERA (Housing Economic Recovery Act) e a ARRA (American Recovery and Reinvestment Act), não estiverem em conformidade com o volume dos financiamentos, deverá prevalecer aquele que tiver o maior limite, com teto de US$ 729,75 mil.

Portanto, informa a FHFA (Federal Housing Finance Agency), os níveis estabelecidos para 2009, que foram baseados no programa HERA, assinado em julho, deverão ser adaptados à nova legislação, ARRA, de forma que os limites desse ano deverão superar aqueles do ano anterior.

Continua depois da publicidade

Níveis superiores

Isso foi feito porque a margem de financiamentos do ano passado tende a ser maior do que aquela aprovada para este. Já no caso daquelas aprovadas para 2009 que superem aquelas de 2008 deverá prevalecer a com limite maior. Vale destacar que isso é somente válido para a região continental do país.

De acordo com as diretrizes da medida, os limites estabelecidos sob a ARRA se aplicam a todos os empréstimos adquiridos e originados neste ano, assim como para aqueles originados entre julho de 2007 e dezembro de 2008.